quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SEPARAÇÃO X FILHOS

Para um filho, a separação dos pais é um momento muito delicado na vida deles, pois geralmente não estão preparados para passar por aquilo, e na maioria das vezes os casamentos terminam em brigas entre os cônjuges, o que dificulta ainda mais para os filhos, tendo que ver duas pessoas que amam em “pé de guerra”. 

Como dito, é um momento muito delicado, mesmo os filhos sendo crianças ou adultos, é algo que mexe muito neles. Para tentar resolver diversos problemas que são comuns em separações, é preciso que o ex casal saiba lidar com isso, sem envolve-los diretamente. Ou seja, sem discussões na frente deles, fazer com que eles sejam poupados de diversas coisas. 

Um dos inúmeros problemas é a hora de definir com quem os filhos ficarão. Em alguns casos, existem brigas enormes nessa parte. Se os filhos são menores de idade, quando os pais não entram em acordo, envolve todo um processo onde é visto quem do pai ou mãe tem melhores condições financeiras, questão de apego, entre várias outras, e aí o juiz decidirá quem tem a guarda. Se forem maiores, eles têm livre escolha, podendo optar com quem querem ficar. 

Além disso, existem grandes problemas em relação a divergências de histórias. Na casa do pai, ele pode contar uma versão, tentar falar mal da mãe numa tentativa de influenciar, e o mesmo pode acontecer na casa da mãe. Isso causa um conflito psicológico muito grande, que afeta muito os filhos.


É por esses e outros motivos que os pais devem tomar muito cuidado e se policiar ao máximo para evitarem esses tipos de situações, pelo bem estar dos filhos deles. Porque é uma coisa tão confusa, que pode causar sérios problemas psicológicos na criança/adolescente/adulto, ocasionando até a necessidade de fazer alguma terapia depois.

Nenhum comentário: