segunda-feira, 27 de junho de 2011

PSICOLOGIA EM AÇÃO

No último dia 24, a convite da Profª. Schilze dos Santos, eu, juntamente com as acadêmicas do curso de Psicologia da Faculdade de Quatro Marcos – FQM, Kellen Patrícia(5º Semestre) e Ana Paula (6º Semestre) , contribuímos para o desenvolvimento do projeto “Brincar, jogar e aprender promovendo a solidariedade e a paz”, com a realização de uma tarde recreativa com os alunos da Alfabetização e 1ª série. Este Projeto Pedagógico é desenvolvido pelas professoras Schilze dos Santos e Mariza da Silva Santos, na Escola Estadual Bento Alexandre situada no distrito de Santa Fé, cidade de São José dos Quatro Marcos – MT.
            O Projeto tem como principais objetivos planejar o ensino inserindo o lúdico (brincar / jogar) para que haja momentos de satisfação em cada conteúdo trabalhado; estimular o potencial lúdico das crianças através do desenvolvimento de atividades dinâmicas; promover a sociabilidade através de jogos e brincadeiras possibilitando que os participantes procurem soluções para os conflitos interpessoais durante as atividades e valorizar as atividades lúdicas como metodologia inovadora para melhor aproveitamento dos participantes em atividades de animação e integração.
É importante ressaltar que os jogos e brincadeiras oferecem um espaço de descontração às crianças, onde possam estabelecer novas relações, novas descobertas que permitiram o seu aprendizado e desenvolvimento, sejam eles, físico-motor, intelectual, afetivo-emocional, ou social, a partir dessas mudanças.
Segue Abaixo alguns registros do trabalho desenvolvido:
A Alegria das Crianças com os Palhaços Pimpão e Pimpona.

Parabéns à Profª. Schilze dos Santos pelo projeto e também as acadêmicas de Psicologia Ana Paula e Kellen Patrícia por terem contribuído com este projeto. 


As brincadeiras é mais do que somente um passa tempo, elas são uma das formas mais eficientes que a criança possui para conhecer e se inserir no meio em que vive.

 O brincar proporciona as condições essenciais para o desenvolvimento infantil, pois através dele, a criança poderá desenvolver capacidades importantes que utilizará no decorrer de toda sua vida.


Crianças da Alfabetização e 1ª Série

É importatante salientar que os jogos e as brincadeiras proporcionam, sem dúvida nenhuma, a interação ideal entre alunos e professores, por isso, é necessário que eles sejam incluídos como agentes do aprendizado na elaboração do plano pedagógico utilizado.

Nenhum comentário:

Popular Posts

Seguidores