sábado, 5 de abril de 2014

7 ATITUDES QUE REVELAM SE UM HOMEM É MACHISTA

Relação machista traz frustração e baixa autoestima
'Um homem com atitudes machistas tende a rebaixar a mulher e derrubar sua autoestima, fazendo com que ela se sinta diminuída e por baixo. Esta atitude pode levá-la  a sentir-se fraca,  sem coragem, não conseguindo reverter a situação em que se encontra e tornando-se 'refém' desta relação doentia. Em alguns casos procurar ajuda profissional especializada é necessário para ajudá-la a entender e a se posicionar frente a esta situação', explica a psicóloga Renata Yamasaki.

Como a mulher deve lidar em casos de relacionamento machista?
'Mais do que nunca, a mulher (e vice-versa) precisa ensinar e aprender a dialogar com seu parceiro, sem aquelas intermináveis 'DRs' (discurtir relação) que não têm fundamento. Além disso, mostre a ele que mulheres não são meras servas domésticas, mas verdadeiras companheiras com as quais podem manter um diálogo de alto nível, planejar e decidir em conjunto tudo quanto se relacione com os interesses da família', recomenda a psicóloga Renata Yamasaki.

Para que você possa identificar se o seu parceiro é machista, selecionamos algumas atitudes típicas desse perfil de homem. E se você se encaixar em uma dessas 'cenas', não deixe de dialogar com o companheiro e mostrar que isto não é saudável para ele nem para a relação de vocês.

1 - Tarefas em casa é coisa de mulherzinha
Seu parceiro acha que cuidar da casa é coisa de mulher e por isso não lava nem a água do copo que bebe? Uma atitude machista como essa pode ser resolvida com diálogo para a cooperação mútua se realizar. Mas se ele permanecer irredutível quanto a essa ajuda e achar que seu papel em casa é ficar vendo jogo na TV e nunca cooperar, é hora de repensar a relação ou de procurar a ajuda de uma terapia de casal.

2 - Ele a impede de trabalhar e de ter sua própria renda
Outra atitude machista é quando o companheiro a restringe financeiramente, ou seja, impede você de trabalhar fora de casa e passa a te dar uma quantia mensal para que possa usar para si própria. Nem ao menos um curso você está 'autorizada' a fazer. Quando questionado, ele diz que o papel de cuidar do lar é apenas do homem. Isso é uma forma dominante de exercer o controle total sobre sua vida e seus passos. Não há pessoa que resista a uma realidade assim sem perder o impacto dessa situação em sua autoestima e autonomia.

3 - Decreta o fim da sua vida social afastando você de amigos e parentes
Você é 'exclusividade' dele e só dele. Por isso, a ordem é imediata: não quer você falando com amigos e parentes. 'Nada de querer ficar de tititi falando com os outros sendo que você tem muita coisa para fazer em casa', pensa ele. Para o homem machista, uma mulher extrovertida está sempre dando bola para todo mundo. Os machistas querem sempre controlar tudo o que acontece com a parceira, assim como as pessoas com quem fala e o que faz quando não está junto com o parceiro.

4 - Ciúme excessivo e privacidade invadida
'Por que você olhou para o lado?', será uma frase recorrente num namorado machista, este que geralmente tem ciúme acima do normal da parceira e um medo enorme de ser traído. Dessa forma, envolvido na sua insegurança dominante, um simples telefonema ou mesmo uma checada no Facebook será motivo de desconfiança. Isso quando ele não verifica frequentemente o celular da parceira.

5 - Um objeto sexual entre quatro paredes
Homens machistas acreditam que suas mulheres têm de estar sempre dispostas sexualmente para eles. Não costumam respeitar o desejo da parceira e não ligam para as preliminares. O egoísmo sexual reina entre quatro paredes e não rola aquela cumplicidade erótica saudável à relação.

6 - Falta de educação sentimental
Ele, como o rei que se considera, deseja ser tratado com carinho o tempo todo. Mas acha que tem o direito de ser grosso e mal-educado com você e age pior na frente dos outros. E quando comenta com os amigos sobre você é sempre a respeito de algo negativo e depreciativo. Esse tipo de homem dificilmente usará palavras doces e agradáveis para exaltar seu companheirismo no relacionamento de vocês. Além de, muitas vezes, usar agressão verbal e/ou partir para a agressão física.

7 - Julga as mulheres pelo que vestem
Outro clássico do pensamento machista é a frase 'Se ela usa roupa curta é porque quer ser cantada'. E essa reflexão se reflete no estudo divulgado este mês pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que revelou que 65% dos brasileiros acha que mulher de roupa curta merece ser 'atacada'.

Se o pensamento assombra, o número assusta mais ainda. Toda mulher tem direito a sair com a roupa que desejar. Isso se chama autonomia. Portanto, se o seu namorado a proíbe de sair com a roupa que você gosta porque ele acha que você está 'pedindo' para ser 'cantada', seu namorado é machista, ok?



11 comentários:

Unknown disse...

Já q vc usa o papel de psicólogo para divulgar tais informações, imagino q vc se lembrou q, enquanto psicólogo, é seu dever divulgar informações com respaldo técnico-científico e q combatam qualquer tipo de discriminação. Sendo assim, o q dizer do oposto?

1 - Sustentar a família e tomar a iniciativa em todas as etapas de um relacionamento é tarefa do homem.

2 - Ela não aceita ser cobrada de ajudar no sustento econômico do lar e vive às custas do parceiro

3 - Decreta o fim da sua vida social afastando você de amigos e parentes (Atitude comum a ambos os sexos)

4 - Ciúme excessivo e privacidade invadida (Atitude comum a ambos os sexos).

5 - Um objeto financeiro em que o fracasso não é aceitável

6 - Falta de educação sentimental (Também comum a ambos os sexos)

7 - Julga os homens pelo salário e status quo

Unknown disse...

Aqui esta a falar do homem não da mulher, se vc se incomodou é por que é um verdadeiro machista

Léa disse...

Vdd.

Léa disse...

Não concordo também com as mulheres que agem assim
Obs::O homem machista Nunca aceita ser apontado, se arma e cuida em retrucar.
Você é a prova disso...

Anônimo disse...

Acho que o indivíduo que se identifica como "bute yox" só quis fazer uma ponderação... Há defeitos que são comuns aos dois gêneros e o autor nem teve a sensibilidade (propositalmente?) de mencionar isso, há mulheres que têm (defeitos) e praticam atos apontados pelo autor como tipificadores do machismo, curioso isso, não ? A falta de ponderação deixa o discurso longe do equilíbrio que deveria nortear o posicionamento de qualquer profissional da Psicologia... e o mais triste é ver pessoas que "compram" a ideia sem refletir sobre isso, talvez pelos machucados da vida, por suas más experiências com pessoas "erradas"... enfim...

Anônima disse...

Faltou um detalhe aqui. Há homens machistas que deixam a mulher trabalhar fora, mas faz com que ela gaste todo o dinheiro em casa, forma de mante-la prisioneira. Conheço algumas assim. Sustentam a casa e ainda tem que fazer os serviços domésticos, afinal é mulher.

Unknown disse...

Meu padrasto, machista no ultimo grau, minha mae trabalha fora mas o infeliz, nao tem coragem de levantar a bunda pra lavar as proprias roupas e de lascar...odio que eu tenho, e o pior...ele acha que e obrigada...

Anônimo disse...

Meu padrasto e assim, extremamente machista, acha que minha mae e todos de casa, principalmente as mulheres, menos eu claro, porque eu nao sou obrigada e falo logo, tem obrigacao de saber onde tudo dele esta, ele e minha mae trabalham mas o infeliz nao levanta a bunda para lavar a prolria roupa, chega senta no sofa e as mulheres que se lasquem,incluindo minha mae que chega a noite e ainda tem que se preocupar em cuidar das coisas dele, sem contar que enche o saco quando ela arruma uma trabalho, e o pior de tudo iss e que eu falo sempre que ela nao e obrigada, mas ela insiste que e...

Unknown disse...

O meu esposo diz que mulher que trabalha somente em casa, caso se separe não tem direito não tem direito a nada.
Isso tbm é ser machista?

Jaquelineborge@hotmail.com disse...

Lendo esse blog,descobri meu parceiro é machista.

inglêsemcomplicacao disse...

Com certeza. Vc faz tudo pra ele e qdo separar não tem direito a nada.