Autor: Ismael dos Santos,
psicólogo.
e-mail: ismael_psicol@hotmail.com
Todo mundo tem pelo menos 1 livro para doar ou algum valor
(seja ele qual for), portanto, vamos ter a sensibilidade quanto à importância
do gesto e, sobretudo, a iniciativa.
Introdução
Além de ser instrumento de
socialização, a linguagem também é utilizada pelo homem para construir sua
identidade pessoal e sua consciência de ser social. A aprendizagem da leitura
vem ampliar esse quadro, oferecendo um instrumento a mais de acesso à
informação e formação da criança e do adolescente. É nesse sentido que surgiu a
ideia de criar e desenvolver o presente projeto, que tem como objetivo
principal atender as crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual
do Centro de Referência
Especializado de Assistência Social – CREAS de Alta Floresta/MT.
Justificativa
A ideia de criar uma biblioteca
para atender as crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual do
Centro de Referência
Especializado de Assistência Social – CREAS de Alta Floresta/MT surgiu a partir
da percepção da falta de instrumentos de leitura e brinquedos oferecidos aos
mesmos.
Para a criança, ouvir ou ler
histórias pode se traduzir em vivenciar emoções importantes como a raiva, a tristeza,
a irritação, o medo, a amizade, a alegria, o prazer, conquistas, perdas e
tantas outras mais, possibilitando à mesma, explorar suas percepções, seus
sentimentos e conceitos e organizar suas emoções a fim de compreender
melhor seu universo (Abramovich, 1991).
Nas histórias, como nas poesias, as
palavras dão vida, fazem as ideias se concretizarem, criam personagens. As
fantasias e aventuras passam a ser da própria criança, que recria a própria
vida, vivenciando prazeres e conflitos, resolvendo-os por meio da imaginação.
Objetivos
Geral:
Criar um espaço dinamizador da
leitura fornecendo subsídios aos Orientadores Sociais para estimular a leitura,
criatividade e sensibilidade das crianças vítimas de abuso sexual e outras
violências.
Específicos:
· Incentivar
o gosto pela leitura das crianças assistidas;
· Desenvolver
a sensibilidade, autoestima e senso crítico das crianças;
·Estimular
a imaginação e a criatividade enriquecendo a linguagem oral, a leitura e a
escrita;
·Explorar
a arte no sentido de cultivar a sensibilidade, a emoção e a afetividade,
buscando o prazer no encontro com diferentes formas de leitura: músicas,
vídeos, poesias, entre outras;
· Despertar
na criança a emoção poética;
· Permitir
à criança um espaço adequado e agradável ao estudo;
·Fazer
com que a utilização dos livros da “Biblioteca ” seja veículo de humanização,
socialização, informação, lazer e cultura.
Metodologia
Para desenvolver o presente projeto serão adotados os
seguintes procedimentos:
- Solicitar a doação de obras literárias (romance, ficção,
literatura, gibis etc.), brinquedos e divulgação do projeto;
- Envio das obras ao endereço descrito;
- catalogação das obras doadas no programa Biblioteca Livre
(BIBLIVRE) onde as obras doadas poderão ser pesquisadas;
- entrega das obras ao Centro
de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS para montagem do
espaço literário.
Como doar os livros ou valores?
Faça um pacote do (os) livro (os) usado ou novo e envie diretamente ao endereço Abaixo:
ISMAEL PEREIRA DOS SANTOS
Rua D2, nº 243, CENTRO
Alta Floresta/MT
Rua D2, nº 243, CENTRO
Alta Floresta/MT
CEP: 78.580-000
Doações em Dinheiro (Qualquer Valor)
Poupança: 11.830-3 / Agência: 1455-9
BANCO BRADESCO
Poupança: 11.830-3 / Agência: 1455-9
BANCO BRADESCO
Referências Bibliográficas
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e
Bobices. 2ª ed. São
Paulo: Scipione,1991
BRASIL. Manual Pedagógico da BIBLIOTECA DA ESCOLA.
Ministério da Educação e do Desporto. Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação. Brasília: MEC/SEF,1998
BOMTEMPO, Luzia. De olho nas páginas dos livros. Revista
AMAE Educando. Belo Horizonte: Fev/ 2001.
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