segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Filme "Cartas para Deus" - O que a Psicologia tem a ver?

A Psicooncologia esta associada diretamente ao paciente, seu câncer e o psicológico

Essa Semana assisti o filme “Cartas para Deus”, que conta a história Tyler Doherty (Tanner Maguire) que tem 8 anos, sofre de câncer e os médicos estão desacreditados sobre suas chances de vida. Apesar da situação difícil Tyler coloca sua fé em Deus acima de tudo, por meio de cartas diárias começa a escrever um diário sobre suas esperanças de que algum anjo possa salvá-lo. É fácil perceber no filme o quanto a família sofre com essa situação, as dificuldades que enfrentam e as incertezas que surgem.
Sabe-se que nesses casos, o fator emocional, ainda é uma muralha poderosa, tanto para a família quanto para o paciente. O próprio nome, câncer, já é suficiente para provocar um impacto profundo, de imediato desmoronando qualquer perspectiva de vida.
E o que a Psicologia tem a ver com isso? TUDO! A psicoterapia para o paciente com câncer é indispensável para sua reconstrução pessoal e também uma válvula de escape de tensões angústias para a família. É o agente de elaboração e mudança interna. O tratamento visa uma reeducação emocional, pela localização de nossos bloqueios manifestos através de nossas ansiedades, angústias, medos ou tantas outras formas que o inconsciente lança mão. A psicoterapia faz com que obtenhamos êxito neste processo e depende muito das circunstâncias emocionalmente não elaboradas de hoje, que virão mais adiante cobrar sua solução interna.
O paciente bem assistido entende melhor o tratamento, os efeitos colaterais são menores e ele aprende o que é “qualidade de vida”. A doença não traz ao paciente só sofrimento, ela pode lhe trazer benefícios. Ele começa a solucionar situações que antes parecia impossível, descobrindo novos objetivos de vida.
Psicooncologia
            Vamos elucidar abaixo uma breve compreensão de apenas alguns conceitos da psicologia e o paciente oncológico: A Psicologia é a Ciência do Comportamento, compreendida esta em seu sentido mais amplo. Procura compreender o Homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro.
            A  Psicooncologia, é uma das muitas linhas e técnicas psicoterápicas, e sub-especialidades, tais como, freudiana,  junguiana, comportamental, psicodrama, existencial e outras. Ela esta associada diretamente ao paciente, seu câncer e o psicológico. O objetivo da psicooncologia é manter o paciente com níveis de informações, cada vez mais amplos. O avanço da ciência, principalmente, no tratamento do câncer nos proporciona índice de cura cada vez maior. Os prognósticos são bons, e, hoje, mais da metade dos pacientes oncológicos são tratados com sucesso. 

Sem dúvida nenhuma um Filme emocionante, que nos faz pensar na vida, no porque vivemos, nos torna mais humanos e sensíveis.

“Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.”  2 Coríntios 3:3

Nenhum comentário: