quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Psicologia e Senso Comum em Nosso Cotidiano

Como Psicólogo, posso diferenciar certos termos, o que não era bem assim tempos atrás. É possível notar o quanto as pessoas usam o termo psicologia no seu dia-a-dia. Sendo que muitas vezes as pessoas não se dão conta e usam esses termos, sem saber o significado. Usam, porque, afinal de contas, as pessoas em geral têm “sua psicologia”.

Quem já não ouviu alguém comentar a respeito da atitude de uma pessoa em relação a determinado assunto ou situação? Normalmente falam que fulano usou de “certa psicologia” para se safar, ou então, que teve um “psicológico” forte para encarar tal situação, ou ainda que aquele vendedor da loja tal usou do poder de persuasão. Para vender, usou a sua “psicologia”.

Quando as pessoas geralmente procuram aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir seus problemas, dizem que ele é um "Amigo Psicólogo". Quando se deparam com algum problema, pensam que precisam manter o equilíbrio psicológico para não perder o controle. E assim as pessoas seguem no seu cotidiano, nas suas relações, não é isso? Quem de nós não passou ou presenciou tais eventos?

Será essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não. Essa psicologia, usada no cotidiano, é denominada de Psicologia do Senso Comum, é justamente nessas situações do cotidiano, com amigos, colegas de trabalho, que é possível observar o quanto as pessoas usam esses termos, como por exemplo: “menina histérica”, “ficar neurótico”. Termos definidos pela psicologia científica e, que as pessoas não se preocupam em definir as palavras usadas e nem por isso deixam de ser entendidas pelo outro.

É Importante deixar claro que: O senso-comum está relacionado ao conhecimento da realidade, ou seja, aquele conhecimento que vamos acumulando no nosso dia a dia, intuitivo, baseado em tentativas e em erros. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que passa de geração em geração. Integra o conhecimento humano.

Já a Psicologia "A ciência" é uma atividade eminentemente reflexiva e estudo sistêmico. Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidadem expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Ciência é processo.

E você, tem usado muito da psicologia no seu cotidiano?

Ismael dos Santos
CRP 18/01886

Nenhum comentário: