Como Psicólogo, posso diferenciar certos termos, o que não era bem assim tempos atrás. É possível notar o quanto as pessoas usam o termo psicologia no seu dia-a-dia. Sendo que muitas vezes as pessoas não se dão conta e usam esses termos, sem saber o significado. Usam, porque, afinal de contas, as pessoas em geral têm “sua psicologia”.

Quando as pessoas geralmente procuram aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir seus problemas, dizem que ele é um "Amigo Psicólogo". Quando se deparam com algum problema, pensam que precisam manter o equilíbrio psicológico para não perder o controle. E assim as pessoas seguem no seu cotidiano, nas suas relações, não é isso? Quem de nós não passou ou presenciou tais eventos?
Será essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não. Essa psicologia, usada no cotidiano, é denominada de Psicologia do Senso Comum, é justamente nessas situações do cotidiano, com amigos, colegas de trabalho, que é possível observar o quanto as pessoas usam esses termos, como por exemplo: “menina histérica”, “ficar neurótico”. Termos definidos pela psicologia científica e, que as pessoas não se preocupam em definir as palavras usadas e nem por isso deixam de ser entendidas pelo outro.

Já a Psicologia "A ciência" é uma atividade eminentemente reflexiva e estudo sistêmico. Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidadem expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Ciência é processo.
E você, tem usado muito da psicologia no seu cotidiano?
Ismael dos Santos
CRP 18/01886
CRP 18/01886
Nenhum comentário:
Postar um comentário