segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

COMO A PSICOTERAPIA PODE TE AJUDAR?

“Pretende-se que tudo seja uma experiência de crescimento, e que possamos criar pessoas reais, pessoas dispostas a assumir uma posição, pessoas dispostas a assumir responsabilidade pelas suas vidas.” 
(Fritz Perls)

A decisão de procurar a psicoterapia ainda é difícil para muitas pessoas, talvez por conta dos preconceitos e dos tabus decorrentes da falta de informação em torno deste tema. O objetivo deste texto é auxiliá-lo(a) a entender o que é e de que forma a psicoterapia pode lhe ajudar.

A psicoterapia é um espaço onde é possível encontrar novos pontos de vista para lidar com situações já conhecidas. Espera-se que, através da relação com o terapeuta, o cliente consiga tomar consciência de sua forma de estar no mundo: como faz suas escolhas?; de que forma se relaciona com as pessoas?; como expressa seus sentimentos?; etc.

O passo seguinte à tomada de consciência é trilhar um caminho de maior equilíbrio entre suas sensações, seus pensamentos e suas ações na relação com o meio.

Geralmente, quando vivenciamos alguma situação difícil, seja pela perda de um ente querido, pelo fim de um relacionamento, pela necessidade de fazer uma escolha importante ou mesmo quando queremos mudar algo já conhecido e não conseguimos, sentimo-nos perdidos e não reconhecemos nosso próprio potencial para lidar com essas situações.

Nesse momento, surge a necessidade de recorrer a algum tipo de apoio, algo ou alguém que nos norteie e alivie nossa angústia, seja um amigo ou familiar, que nos dará dicas, conselhos e opiniões; seja a utilização de um medicamento psicotrópico (calmante ou antidepressivo) que nos aliviará os sintomas, ainda que não resolva o problema; ou a busca por um auxílio profissional.

É importante deixar claro que todos os tipos de apoio são relevantes dentro de seus contextos específicos. Nada impede, por exemplo, que uma opinião diferente da nossa nos auxilie, ou que uma medicação psicotrópica seja necessária por um período de nossas vidas. Porém, para que possamos escolher mudar algo ou uma situação, precisamos reconhecer quais são as nossas reais necessidades.

Nesse sentido, a psicoterapia é um método por meio do qual o psicólogo será um facilitador no processo do cliente olhar para si, favorecendo sua consciência e auto-conhecimento, auxiliando em seu amadurecimento e na construção de sua autonomia.

O objetivo não é que o psicólogo encontre respostas por você ou alivie sua angústia lhe dizendo o que fazer, mas que possa, através da relação terapêutica, ajudá-lo(a) a reconhecer seu potencial para encarar as adversidades que se apresentam.

O trabalho psicoterapêutico realizado com um profissional competente e ético pode ajudar na descoberta de novos pontos de vista, auxiliando-o(a) a encontrar e/ou construir um caminho próprio, um caminho de acordo com as suas reais necessidades.

Nenhum comentário: