quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CFP se posiciona contrariamente às declarações do pastor Silas Malafaia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) manifesta publicamente seu repúdio às declarações do líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia, feitas no último domingo (3/2), durante um programa de entrevistas exibido pelo SBT. Em sua participação, o pastor evangélico agrediu a perspectiva dos Direitos Humanos a uma cultura de paz e de uma sociedade que contemple a diversidade e o respeito à livre orientação – objetos da atuação da Psicologia, que se pauta na defesa da subjetividade das identidades.
As declarações de Malafaia, que é graduado em Psicologia, afrontam a construção das lutas da categoria ao longo dos anos pela defesa da diversidade. É lamentável que exista um profissional que defenda uma posição de retrocesso que chega a ser quase inquisitório, colocando como vertentes do seu pensamento a exclusão e o preconceito na leitura dos Direitos Humanos.
 
Ao alegar que a homossexualidade é uma questão de comportamento, o pastor se mostra contrário às bandeiras levantadas pela Psicologia, especialmente no que tange a Resolução CFP nº 001/99, estabelece normas de conduta profissional para o psicólogo na abordagem da orientação sexual, visando garantir um posicionamento de acordo com os preceitos éticos da profissão e a fiel observância à promoção dos direitos humanos. Considera que a homossexualidade não constitui doença, desvio ou perversão, posto que diferentes modos de exercício da sexualidade fazem parte das possibilidades de existência humana.
 
O dispositivo busca contribuir para o desaparecimento das discriminações em torno de práticas homoeróticas e proíbe as psicólogas (os) de proporem qualquer tratamento ou ação a favor de uma ‘cura’, ou seja, práticas de patologização da homossexualidade. Infelizmente, nada disso soa em consonância com o discurso de Silas Malafaia.
 
A Resolução declara, ainda, que é um princípio da (o) psicóloga (o) o respeito à livre orientação sexual dos indivíduos e o apoio à elaboração de formas de enfrentamento no lidar com as realidades sociais de maneira integrada. É dever do profissional de Psicologia fornecer subsídios que levem à felicidade e o bem-estar das pessoas considerando sua orientação sexual.
Esse tipo de manifestação da homofobia na sociedade brasileira contribui para a violação dos direitos humanos de parcela significativa da população. Vale lembrar que esses tipos de casos resultaram, no ano de 2011, em 278 assassinatos motivados por orientação sexual, de acordo com o Disque Direitos Humanos (Disque 100).
 
Dessa forma, podemos entender que a construção sócio-histórica da figura do homossexual como anormal que precisa ser corrigido e, por vezes, exterminado para a manutenção dos valores e do bem estar social, ainda se faz presente em nossa sociedade. Entretanto, a violência destinada a sujeitos que têm suas sexualidades consideradas como ‘desviantes’ não se resume a agressões e assassinatos. De fato, tais manifestações só se tornam possíveis a partir de uma rede de discursos que os colocam como inferiores, vítimas de sua própria existência. Esses discursos e práticas são, então, ações de extermínios de subjetividades indesejadas.
 
Com base nessa realidade, é também uma tarefa da Psicologia contribuir para o enfrentamento da homofobia e suas repercussões sociais. A importância dessa ação é tanta, que em novembro de 2012 o CFP assinou um termo de cooperação com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para tratar do tema por meio de Comitês de Enfrentamento à Homofobia e da Campanha Faça do Brasil um Território Livre da Homofobia.
 
A atitude desrespeitosa de Malafaia com homossexuais ressalta um tipo de comportamento preconceituoso que não se insere, em hipótese alguma, no tipo de sociedade que a Psicologia vem trabalhando para construir com outros atores sociais igualmente sensíveis e defensores dos Direitos Humanos. O Brasil só será um país democrático, de fato, se incorporar valores e práticas para uma cidadania plena, sem nenhum tipo de discriminação. Exatamente o oposto do que prega o referido pastor.
 
Fonte: CFP

57 comentários:

Anônimo disse...

sabe o que eu acho engraçado, é que as pessoas adoram vir com esse papo igual ao que vc usou acima de que devemos respeitar a orientação sexual das pessoas. mas se formos verdadeiramente fiéis a isso devemo também aceitar a pedofilia ( que em culturas e tempos passados ja foi aceita com a maior naturalidade), assim como a zoofilia, pois orientação sexual é algo que não é na verdade uma escolha certo, mas sim algo que cada uma tem a sua e não pode ser mudada.
Ja ouvi até o papo por algumas pessoas dizendo que é natural pois ate o animais tem praticas homossexuais, mas se for por ai eles tb tem relações com animais de outras raças. então não devemos achar errado se alguem tiver ter relações sexuais com cachorros certo?
e depois tem a tal da "HOMOFOBIA".
eu completamente a favor que não se agrida ou discriminem pessoas por serem homossexuais, mas há um grande abismo entre não agredir, e não poder achar que é errado. e o pior de tudo é ter que se criar uma lei que atua somente para isso. a lei ja existe, e ela funciona pra qualquer agressão ao ser humano, o problema não esta na lei mas sim que ela não é respeitada e não tem resultado nenhum.
agora se a solução é criar leis , deveriamos também criar a lei contra ladrão fobia, pois os ladrões são linchados nas ruas quado são pegos pela população não são? ou sera que eles não tem direitos civis. deveriam ser presos sim. vamos criar uma lei para prender quem agride um ladrão.... ah sim, ela ja existe, só não é respeitada como a da homofobia né? deveriamos criar uma contra a discriminação contra expresidiarios.
O que eu quero mostrar com isso é que tem se criado uma luta quase armada em defesa dos homossexuais que daqui a pouco os heteros é que vão ter que tomar cuidado e ter uma lei contra a heterofobia.
eu acho mesmo que devemos lutar contra a agressão e violencia contra os homossexuais, assim como a qualquer grupo que se encontre nessa situação. mas as leis para protege-los e prender os seus agressores ja existem, só não funcionam, a solução não é criar mais leis e sim resolver o problema que impede que a lei que defende todos os seres humanos funcione.
porque o que querem na verdade é que eu perca o direito de achar que o homossexualismo é algo errado, e isso eu não aceito. assim como eu acho que o sexo antes do casamento é errado, como o sexo entre adolescentes é errado e contra tantas outras coisas que a nossa sociedade assimilou como certo e padrão.
eu acho que eu ainda estou num pais livre para que eu possa achar o que eu quiser e falar o que eu quiser, mesmo que você concorde ou não.
Vc acha que o homossexualismo tem que ser aceito, eu discordo. até aí tudo bem, o problema é quando você (e quando digo você, falo de todos que se movimentam a favor disso) tenta criar uma lei que me impede de continuar falando o que penso e tentando convencer os outros do que penso.

A bixa como ela é disse...

E por conta deste comportamento evidentemente contrário à Resolução CFP nº 001/99, o diploma do Pastor não poderia ser cassado?

Anônimo disse...

Leis, leis e mais leis, com imã código penal da década de 40.
Pode criar penas à vontade para punir. Basta o transgressor ser menor de 18 e nada vai acontecer.
Também não apoio e não acho certo o homossexualismo, como não acho certo os bailes funk, com putarias a vontade para todos os gostos. Não apoio o carnaval, que fazbo trouxa do pobre gastar pra caramba festejando sua própria estupidez.
Desculpa de que até animais, tem relações homossexuais, é a mais absurda que já ouvi, uma regressão ao ser irracional. O homem é o animal com o cérebro mais evoluído deste planeta, e só mesmo imã ser anormal, rasga todos os princípios morais para satisfazer uma libido doente de homossexual.

Anônimo disse...

Mto bom! Concordo com essa opinião.

Anônimo disse...

O que eu acho engraçado é a insistencia em comparar pedofilia e homossexualidade da parte de certos grupos. Homossexualidade é diferente em vários aspectos. Primeiro, pedofilia ocorre em homo e heterossexuais. Segundo, pedofilia é uma relação vertical e sem consenso. Uma criança não pode dizer não. Homossexuais estão em consenso, ambos sabem o que estão fazendo. Consenso também é o problema entre seres humanos e animais.

Crianças não tem condição de consentir plenamente. Animais não tem condição de consentir de qualquer forma. Ambos são equivalentes a ESTUPRO. Estupro é crime.

Comparar isso a dois adultos fazendo algo que os dois querem e consentem é realmente estupido, falando francamente.

Segundo: NINGUEM em nenhum momento quer q vc ache certo, afirmar o contrario é outra estupidez. Pode continuar achando que é pecado, pode continuar olhando feio para gays na rua. Não pode é infernizar a vida deles. Milhares de pessoas morrem no brasil por ano em crimes violentos. O que diferencia gays é que eles são mortos simplesmente por ser gays, então SIM, é perfeitamente justificavel uma lei contra isso, e que os proteja de serem demitidos injustamente, e outras formas de preconceito que eles INEGAVELMENTE sofrem e que eles precisam SIM serem protegidos contra especificamente, pq só ocorre especificamente com eles. Não é uma lei que obriga aceitação, é uma lei que proibe que você e gente como vc não saía impune quando faz alguma VIOLENCIA e AGRESSÃO. Pode continuar achando errado. Não pode é achar que por que você acha errado isso justifica que se faça QUALQUER agressão contra eles.

Anônimo disse...

"Ladrao fobia" "heterofbia"? Primeiro, roubar é crime, seria amar alguem do mesmo sexo algo parecido? O fato de duas pessoas se amarem interfere e prejudica de alguma forma a vida e o bem estar dos demais? O que um Gay como eu procura, é o direito de viver e conviver sem a necessidade de uma mascara para ser aceito, ser autentico, aposto como nao sabe o desespero que é viver uma mentira a vida toda por medo de pessoas (como a do primeiro comentario).

Digo Heterofobia de certa forma existe, pois tenho medo (fobia) de heteros ignorantes, que se acham no direito de decidir sobre a vida dos outros, sendo que estes nao interferem na sua vida.

Anônimo disse...

Li os dois primeiros comentários e quase vomitei, tamanha a quantidade de besteiras escritas. Não tenho nem paciência para revidar de forma argumentativa, por isso fiquei muito feliz ao encontrar tudo o que queria dizer quando li os dois últimos comentários. Fala sério, aqueles que sempre oprimiram, que têm mais vantagens, querendo posar de coitadinhos? Ah, faça-me o favor: comecem a perceber o mundo ao seu redor.

Anônimo disse...

PERFEITA COLOCAÇÃO!!!!

Anônimo disse...

Meu Deus!! Nunca ouvi dizer que o Conselho de Biologos do Brasil iria tirar o titulo d alguem por acreditar e defender o criacionismo, por exemplo?! Pelo amor de Deus, ao que me parece estamos num país em que a liberdade de expressao e ampla e valida em todos os segmentos sociais!! O Pr. Silas tem o direito d expresssar-se seja como psicologo, seja como ser HUMANO, Ou Brasileiro né.!

Haroldo Ribeiro disse...

Ser gay é um direito de um homem ou de uma mulher, quem quiser ser que o seja! Obrigar as pessoas a consentirem a prática é outra coisa. O que o Silas Malafaia fez foi declarar o que a Bíblia diz, ela é clara quando condena a prática homossexual, quem quiser fazer diferente rasgue suas palavras, do outro lado deixem os gays ser o que quiserem, o que não dá pra engolir e o fato de se fazerem leis especiais para determinados tipos de pessoas, isto é um absurdo.

Anônimo disse...

O pastor Silas em nenhum momento atingiu os homossexuais, ele simplesmente expor o que a biblia diz ... E deixou bem claro que cada um segue o que deseja ! E ele tambem nao esta fazendo isso como psicologo e sim como PASTOR, afinal de contas nem exerce a psicologia.

Anônimo disse...

Comentário vindo de um CHARLATÃO conhecido como Silas Maracutáia!!!! não pode tero mínimo de Respeito!!! se jesus perdoou Prostituta, Ladrão e a própria pessoa que o traiu!!! esses pastores devem se valer disso para serem perdoados!!!! se encontrasse esse pilantra ou os outros colegas de trambique, gostaria de saber apenas qual o cartório que eles conseguiram registrar a assinatura de Jesus dando uma procuração para que eles possam julgar, repreender e condenar usando o seu nome!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"Meu Deus!! Nunca ouvi dizer que o Conselho de Biologos do Brasil iria tirar o titulo d alguem por acreditar e defender o criacionismo, por exemplo?! Pelo amor de Deus, ao que me parece estamos num país em que a liberdade de expressao e ampla e valida em todos os segmentos sociais!! O Pr. Silas tem o direito d expresssar-se seja como psicologo, seja como ser HUMANO, Ou Brasileiro né.!"

Há de se levar em consideração que o esse ser que se diz pastor, o sr. Malafaia, abusa do exercício profissional de psicólogo para manipular multidões. Defender o criacionismo é uma questão incomparável.

Esse pastor se aproveita de sua formação para intencionalmente promover muitas doenças que tornam "fiéis" em "dependentes atormentados"

Defendo a cassação do exercício profissional de psicólogo do Silas Malafaia!

Anônimo disse...

Incrível como nesse pais não se pode dizer a verdade.

O Pr. Silas Malafaia falou a verdade.

Concordo com ele.

GALHO DE MATO disse...

O pastor está certo, o problema é que tem muitos psicologos que são homosexuais e esse conselho está redondamene errado, tem muita viagem na cabeça desse conselho. apoio silas.

Anônimo disse...

Esse safado deveria perder o registro de psicólogo porque psicólogo existe para ajudar as pessoas e não para destruí-los.
Esse pastor vai eliminar qualquer possibilidade de um homossexual se interessar pela religião no Brasil. Como um homossexual vai poder se interessar pelo cristianismo depois de tanta violência contra eles nas palavras desse pastor? Será que Cristo usaria as mesmas palavras que ele usa contra os gays? Será que Jesus teria o mesmo comportamento? Ser cristão é seguir os passos de Cristo, é fazer o que ele faria mesmo que isso vá contra todos os 'conceitos formados' como diz Silas Malafaia para desculpar seu preconceito. Falando do ponto de vista Bíblico: Silas Malafaia está condenando milhares de gays e lésbicas à perdição.

Dr. Fernandes disse...

Concordo com vc anônimo, perder o registro de psicólogo porque psicólogo existe para ajudar as pessoas e não para destruí-los.
Esse pastor vai eliminar qualquer possibilidade de um homossexual se interessar pela religião no Brasil. Pena que vc não tem identidade, mas, seu posicionamento é grandemente relevante. Acontece que tem uns caras que querem ser tudo e saber de tudo e na verdade não sabem de nada, tem que prestar é mais atenção na palavra de Deus, em especial: Ezequiel 34

E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.
Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei...

É ISSO.

Unknown disse...

Fantastico ver como os gays sao tao rapidos em formular respostas abstratas que justificam suas praticas. Agora, o que o Malafaia ou seja quem for falou isso nao importa de verdade. Mentes pequenas discutem pessoas, enquanto mentes pensantes discutem ideias e conceitos. Ninguem tem a obrigacao de aceitar homosexualismo. Se voce quiser dar a bunda dentro da sua casa que o faça e problema seu. Mas nao venha com terrorismo emocional de que todos deven achar normal e bacana o que voce faz.
Homosexualismo 98% dos casos é iniciado pela falta de estabilidade dentro das familias. O ambiente familiar é ja desde o principio conturbado e inexistente. Cada um fazendo o que quer. Dicorcio e ausencia de um homem e uma mulher educando dentro de casa torna conceitos vitais ao ser humano, ultrapassados e cafona.
Amizades erradas levam pessoas de bem e com futuro a perderem suas vidas numa busca incessante de algo que jamais sera encontrado numa relacao com um ser humano do mesmo sexo. Creio eu que Deus que criou a todos, tinha um objetivo ao diferenciar homems e mulheres em categorias diferentes. Os gays nasceram da realacao entre um penis e uma vagina, nao de um penis e outro penis. Portanto o sexo tambem deveria ter objetivos claros alem de simples promiscuidade.
Rejeitar o que um pastor falou é simples pois hoje em dia pastores andam falando mais merda do que verdades, porem rejeitar o proposito de Deus para cada um de nós realmente nao é de grande sabedoria.
Discriminação é errada de qualquer anglo que possamos olhar. E nunca defenderei discriminacao, mas por favor nao espere que aceite e aprove aquilo que nao me convem e que vai diretamente contrario ao casamento, familia e sanidade mental e psicologica.
Pastores gays? Casamento dentro das igrejas entre dois homems, isso ja virou anarquia. Liberdade quando passa dos limites vira libertinagem e é isso que os gays querem. Ser livres pra fazer o que querem sem ter que se incomodar com sua propria consciencia.
Como disse se quer dar a bunda ou colar velcro e vestir se de certa maneira que faça na escuridao de suas casas.

Celo Rosendo disse...

Reflexão espero que leiam tudo se possível: Estive pensando por que não aceitar que o homossexualismo "não seja comportamental" e "genético" ao mesmo tempo? Por que não aceitar a evidência de que o ambiente, a cultura, ativem os genes, e vice versa, e influenciam em como será a opção sexual de um indivíduo? Nesta mesma hipótese, por que não aceitar que genes semelhantes, mencionados na pergunta anterior, possam explicar como o indivíduo se torna um psicopata e outro não? Se considerarmos que o DNA irá reger como nos comportamos então não seremos tão diferentes dos outros animais da terra que agem por instinto com seu comportamento que irá ser repassado para as proles, que irão fazer os mesmos ciclos de nascimento, crescimento, reprodutivo, do seus pais, e teremos que acreditar que somos programados desde a "embriogênese", até antes. Penso também que faz um grande sentido que a personalidade dos humanos seja definida por genes transmitidos pelos pais, qualquer um sabe que metade do macho e fêmea no caso de reprodução sexuada, formará um novo ser explicando da maneira mais simples possível, mas também sabemos que a convivência com os familiares também aumente a estimulação dos genes num sentido comportamental. Exemplo de estimulação física e química, é a luz nos primeiros dias de vida dos bebês que ativará os genes das céluas da retina que irão produzir o pigmento que irá capturar as várias cores da luz para que a visão seja perfeita na criança, isto ocorre com o tato o toque que ativa os genes dos sensores, audição no caso o som que ativa os genes dos canais semicirculares e labirinto, paladar os genes das papilas gustativas, olfato os genes das células e cílios das membranas e da ptuitária. Odores em especial capturados pelo sentido do olfato geram sensações e alguns são capturados e interpretados com atrativos sexualmente, por este motivo podemos considerar também que a ativação de genes ainda nos primeis dias de formação do individuo foi química, para que no futuro ele pudesse usar para outras coisas a não ser alimentação. Então os genes do olfato poderiam causar mudança fisiológicas e estimular as glândulas para que causem uma reação emocional no individuo? Eu Respoderia SIM, com Certeza. Quem nunca viu um bebê reagir ao saborear limão? Claramente, sua sensação é diferente de um adulto. A ciência explica isto a muito, com muitas evidências. A própria oxidação do corpo, digo a velhice, quando vêm, genes são desativados e o comportamento muda, como por exemplo a libido das mulheres depois da menopausa, ou a irritabilidade e depressão de idosos por não conseguirem mais enxergar, ou ouvir como antes. De certa forma alguns genes não são ativados com estímulos culturais, familiares, e são ativados ainda na fase embrionária. O que eu preciso dizer é que não podemos ficar contra as evidências que o p.hD Craig Venter (o cientista que criou uma espécie sintética de bactéria.) o pioneiro que apresentou o mapeamento do genoma, onde ele identificou características físicas de um indivíduo no DNA, e apresentou que já que existem tais blocos nos genes que definem o que um adulto seria morfologicamente e fisiológicamente, então existem também genes que se ativam de acordo com o ambiente e antes do contato com o ambiente, então não é uma hipótese dizer que nossa personalidade já é definida pelo código genético, e nosso comportamento da mesma maneira, pois uma grande evidência são que glândulas produzem nossas emoções liberando bombas químicas para os órgãos. Glândulas fazem surgir as emoções da atração em todos animais. Não totalmente, e sim parcialmente o genes interferem sim na opção sexual, social, intelectual, ética, moral etc.... Já se perguntaram por que alguns possuem habilidades que outros não possuem? Por que uma pessoa se interessa em tocar um instrumento e outra jogar futebol? Parece que estes quesitos são ligados a psicologia, a neurociência, mas é muito mais fundo, isto está ligado a genética, ao genoma humano. Isto é uma opinião pessoal, não sei se compartilham do mesmo.

Celo Rosendo disse...

Reflexão espero que leiam tudo se possível: Estive pensando por que não aceitar que o homossexualismo "não seja comportamental" e "genético" ao mesmo tempo? Por que não aceitar a evidência de que o ambiente, a cultura, ativem os genes, e vice versa, e influenciam em como será a opção sexual de um indivíduo? Nesta mesma hipótese, por que não aceitar que genes semelhantes, mencionados na pergunta anterior, possam explicar como o indivíduo se torna um psicopata e outro não? Se considerarmos que o DNA irá reger como nos comportamos então não seremos tão diferentes dos outros animais da terra que agem por instinto com seu comportamento que irá ser repassado para as proles, que irão fazer os mesmos ciclos de nascimento, crescimento, reprodutivo, do seus pais, e teremos que acreditar que somos programados desde a "embriogênese", até antes. Penso também que faz um grande sentido que a personalidade dos humanos seja definida por genes transmitidos pelos pais, qualquer um sabe que metade do macho e fêmea no caso de reprodução sexuada, formará um novo ser explicando da maneira mais simples possível, mas também sabemos que a convivência com os familiares também aumente a estimulação dos genes num sentido comportamental. Exemplo de estimulação física e química, é a luz nos primeiros dias de vida dos bebês que ativará os genes das céluas da retina que irão produzir o pigmento que irá capturar as várias cores da luz para que a visão seja perfeita na criança, isto ocorre com o tato o toque que ativa os genes dos sensores, audição no caso o som que ativa os genes dos canais semicirculares e labirinto, paladar os genes das papilas gustativas, olfato os genes das células e cílios das membranas e da ptuitária. Odores em especial capturados pelo sentido do olfato geram sensações e alguns são capturados e interpretados com atrativos sexualmente, por este motivo podemos considerar também que a ativação de genes ainda nos primeis dias de formação do individuo foi química, para que no futuro ele pudesse usar para outras coisas a não ser alimentação. Então os genes do olfato poderiam causar mudança fisiológicas e estimular as glândulas para que causem uma reação emocional no individuo? Eu Respoderia SIM, com Certeza. Quem nunca viu um bebê reagir ao saborear limão? Claramente, sua sensação é diferente de um adulto. A ciência explica isto a muito, com muitas evidências. A própria oxidação do corpo, digo a velhice, quando vêm, genes são desativados e o comportamento muda, como por exemplo a libido das mulheres depois da menopausa, ou a irritabilidade e depressão de idosos por não conseguirem mais enxergar, ou ouvir como antes. De certa forma alguns genes não são ativados com estímulos culturais, familiares, e são ativados ainda na fase embrionária. O que eu preciso dizer é que não podemos ficar contra as evidências que o p.hD Craig Venter (o cientista que criou uma espécie sintética de bactéria.) o pioneiro que apresentou o mapeamento do genoma, onde ele identificou características físicas de um indivíduo no DNA, e apresentou que já que existem tais blocos nos genes que definem o que um adulto seria morfologicamente e fisiológicamente, então existem também genes que se ativam de acordo com o ambiente e antes do contato com o ambiente, então não é uma hipótese dizer que nossa personalidade já é definida pelo código genético, e nosso comportamento da mesma maneira, pois uma grande evidência são que glândulas produzem nossas emoções liberando bombas químicas para os órgãos. Glândulas fazem surgir as emoções da atração em todos animais. Não totalmente, e sim parcialmente o genes interferem sim na opção sexual, social, intelectual, ética, moral etc.... Já se perguntaram por que alguns possuem habilidades que outros não possuem? Por que uma pessoa se interessa em tocar um instrumento e outra jogar futebol? Parece que estes quesitos são ligados a psicologia, a neurociência, mas é muito mais fundo, isto está ligado a genética, ao genoma humano. Isto é uma opinião pessoal, não sei se compartilham do mesmo.

Anônimo disse...

E no final, tudo se resume a mais completa falta de bom senso e aceitação de que O OUTRO, é um ser humano...independente de sexo, cor,status...e que - desde que não infrinjamos nenhuma lei, não molestemos ninguém -, todos temos direito sim, de escolher, optar, orientar-se ou seja lá como queiram chamar,de nos relacionarmos sexualmente com quem quisermos! Desde que não sejam crianças,adolescentes, idosos ou mentalmente insanos! Simples assim.

Anônimo disse...

Antes de mais nada,quero dizer que não sou evangélico.A quem vocês psicólogos querem enganar?Vocês estão agindo como massa de manobra desta ditadura gay que está se instalando no mundo todo,inclusive perdendo a credibilidade perante a sociedade,por se desviar da ciência para favorecer este bando de depravados!os argumentos e explicações "científicas" que vocês dão para justificar o comportamento homossexual são ridículos,até mesmo patéticos!vocês insistem em chamar o homossexualismo de "opção sexual"!ora,opção sexual num homem é,em vez de usar o pênis para ter prazer sexual,usar o ânus;na mulher,em vez de ser penetrada pelo homem,ela escolhe esfregar-se em outra mulher!ISTO é opção sexual!mas não...junto a tudo isto,acompanha um modo de falar,relacionar-se,gesticular,tom de voz completamente estereotipado e característico,homens vestindo-se de mulher,maquiando-se como mulher,injetando silicone no corpo,tomando hormônios femininos,rebolando-se como uma cobra e até mutilando-se...mulheres vestindo-se como homens,forçando para falar grosso,tomando hormônios femininos,cortando o cabelo como homens,deixando crescer os pelos das pernas e axilas,e pasmem,usando pênis artificiais para penetrarem sua parceira também homossexual que NÃO GOSTA DE HOMENS!!!isto é opção sexual???NÃO!isto é doença,isto chama-se loucura!!!e até os anos 80,era doença catalogada no CID,só "deixando" de ser doença através de uma canetada da OMS,devido à interferência interna de gays que faziam perte dela e das pressões terríveis que são características destes doentes.A tal "homofobia"é outra arma que eles usam para intimidar a sociedade que não aceita as suas imoralidades!talvez tenha mesmo aumentado o número de agressões a gays,muito por conta da revolta em que a sociedade se encontra,tendo que engolir goela abaixo esses doentes e insanos agindo livremente e massivamente nas TVs,nas ruas,praças e etc...dando um exemplo terrível aos nossos filhos e fazendo-os pensar que tudo isso é "normal"!para as agressões a gays,já existem leis,não precisamos mais,eles são cidadãos com os mesmos direitos que nós!voltando ao argumento da "opção sexual",vocês estão estimulando e liberando a pedofilia,a zoofilia e outros desvios sexuais sim!há menores que consentem e gostam de fazer sexo!há animais que consentem e gostam também!vamos liberar a pedofilia???e mais,NUNCA vão conseguir tirar o direito das pessoas em geral de não gostarem das práticas homossexuais e até mesmo abominarem!homossexualismo É doença e deve ser tratada por psiquiatras e psicólogos!o problema é que a maioria vai ser psiquiatra pra tentar entender seu homossexualismo!como diz o pastor,parece que só Deus mesmo!rssrsrs

Anônimo disse...

Antes de mais nada,quero dizer que não sou evangélico.A quem vocês psicólogos querem enganar?Vocês estão agindo como massa de manobra desta ditadura gay que está se instalando no mundo todo,inclusive perdendo a credibilidade perante a sociedade,por se desviar da ciência para favorecer este bando de depravados!os argumentos e explicações "científicas" que vocês dão para justificar o comportamento homossexual são ridículos,até mesmo patéticos!vocês insistem em chamar o homossexualismo de "opção sexual"!ora,opção sexual num homem é,em vez de usar o pênis para ter prazer sexual,usar o ânus;na mulher,em vez de ser penetrada pelo homem,ela escolhe esfregar-se em outra mulher!ISTO é opção sexual!mas não...junto a tudo isto,acompanha um modo de falar,relacionar-se,gesticular,tom de voz completamente estereotipado e característico,homens vestindo-se de mulher,maquiando-se como mulher,injetando silicone no corpo,tomando hormônios femininos,rebolando-se como uma cobra e até mutilando-se...mulheres vestindo-se como homens,forçando para falar grosso,tomando hormônios femininos,cortando o cabelo como homens,deixando crescer os pelos das pernas e axilas,e pasmem,usando pênis artificiais para penetrarem sua parceira também homossexual que NÃO GOSTA DE HOMENS!!!isto é opção sexual???NÃO!isto é doença,isto chama-se loucura!!!e até os anos 80,era doença catalogada no CID,só "deixando" de ser doença através de uma canetada da OMS,devido à interferência interna de gays que faziam perte dela e das pressões terríveis que são características destes doentes.A tal "homofobia"é outra arma que eles usam para intimidar a sociedade que não aceita as suas imoralidades!talvez tenha mesmo aumentado o número de agressões a gays,muito por conta da revolta em que a sociedade se encontra,tendo que engolir goela abaixo esses doentes e insanos agindo livremente e massivamente nas TVs,nas ruas,praças e etc...dando um exemplo terrível aos nossos filhos e fazendo-os pensar que tudo isso é "normal"!para as agressões a gays,já existem leis,não precisamos mais,eles são cidadãos com os mesmos direitos que nós!voltando ao argumento da "opção sexual",vocês estão estimulando e liberando a pedofilia,a zoofilia e outros desvios sexuais sim!há menores que consentem e gostam de fazer sexo!há animais que consentem e gostam também!vamos liberar a pedofilia???e mais,NUNCA vão conseguir tirar o direito das pessoas em geral de não gostarem das práticas homossexuais e até mesmo abominarem!homossexualismo É doença e deve ser tratada por psiquiatras e psicólogos!o problema é que a maioria vai ser psiquiatra pra tentar entender seu homossexualismo!como diz o pastor,parece que só Deus mesmo!rsrsrs

Anônimo disse...

O sr. Anônimo conseguiu falar mais besteiras que o Malafaia. Parabéns por ter conseguido aprender o alfabeto. Deve ter sido muito difícil, com tão poucos neurônios. Fique feliz de não estar ruminando e pare de postar idiotices. Deveria existir uma lei contra a estupidez ....rsrsrs

Unknown disse...

Estes comentários que estão sendo postados nesse blog, acaba sendo uma afronta a sociedade. Sabemos que a bíblia é um livro inspirado por Deus e que veio ao mundo por homens de Deus.
Só que estas postagens estão levando para o lado muito religioso, quanto o que deve ser observado é o fator social e criminal.
Principalmente me dirijo ao Anônimo, que para postar comentários absurdos, não tem coragem de mostrar sua identidade.
Há uma grande diferença entre "HOMOSSEXUALIDADE" e "PEDOFILIA". Agora, quando se faz uma defesa contra ladrões, que para nos defendermos, muitas vezes acabamos reagindo de forma agressiva, isso é preconceito?
Se tomasse vergonha na cara, não falaria em fobia de ladrão, pois todos somos agressivos de alguma forma, e com certeza você faria
o mesmo. NÃO SEJA HIPOCRITA EM DIZER QUE NÃO.
Como precisamos fazer algo pela vida, não só COLOCANDO TUDO NA MÃO DE DEUS para resolver tudo, precisamos tomar vergonha na cara e parar de misturar "ALHOS COM BUGALHOS".
Façam um comentário que envolva causas sociais, que é o que se trata muito mais do que religiosidade.
Agora, convenhamos que tem muitos evangélicos protestantes que agridem psicologicamente o individuo, através da palavra, e que são fanatizados. Na minha opinião, todos nós temos as escolhas na vida. Agora me repudiou a entrevista e o jeito de Malafaia tratar do assunto.
E MAIS, VIVEMOS EM UM SÉCULO QUE A RAZÃO DEVE PREDOMINAR MAIS QUE A EMOÇÃO OU RELIGIÃO. Ou seja, vamos ser mais racionais na vida e saber dosar o que se pensa.

Hellem oliveira disse...

Parabens SILAS,nao adianta agradar ao homem e desagradar a DEUS!Lembre de JESUS,que morreu mais em momento algum deixou de pregar a verdade!

Hellem oliveira disse...

ParabenS SILAS,fale e nao temas!Lmbre de JESUS,que foi morto por pregar a verdade!O seu negoçio e com DEUS e o seu alvo e os CEUS!!!Eu sabia que depois dessa entrevista com MARILIA GABRIELA satanas iria se manifestar!!!Mais nao adianta a biblia diz que DEUS fez homem e mulher outra criatura e invençao de satanas,que veio para desfazer de td que DEUS fez!!!Mais o dia dele esta chegando.A biblia diz que ele e o pai da mentira e nunca se firmou na verdade!!!

Ygor disse...

É sabido que ninguém deseja retirar o direito de um cidadão de não gostar ou de gostar de um comportamento que pareça homossexual, tão pouco da prática de aceitar. O que se implora há anos é que não se discriminem o outro por sua orientação/ opção sexual.
O fato é que se misturam religião com legislação e direitos, dificultando o entendimento de que qualquer ser humano é "igual" perante o estado (sem distinguir cor de pele, fé, sexo, orientação/ opção sexual....).
Tornando-se em evidência os casos de perseguição à homossexuais por discriminação (evidenciados por meios de comunicação como noticiários), deu-se por entender necessária a criação de uma lei que impedisse o massacre crescente a esse grupo. Tentando impedir a discriminação, a humilhação, a perseguição e a injustiça que tudo isso acarreta.
Outro fato é que nenhum homem é obrigado, perante lei nenhuma, a se vestir como homem e nenhuma mulher, como mulher. Existem homens que sentem forte necessidade de se vestir e agir como mulher, assim como homens que sentem a necessidade de vestir ternos todos os dias.
O que não se pode deixar cair na normalidade é o fato de ainda existir algum tipo de discriminação nos dias atuais. Isso sim é um retrocesso. No passado a discriminação contra pessoas de pele negra era muito forte. Hoje, apesar de ainda existir, é muito menor e isso foi conseguido graças à luta por igualdade. É essa LUTA POR IGUALDADE que está acontecendo, só que os protagonistas da vez são os homossexuais.

Anônimo disse...

Não acho bom justificar seus PRÉconceitos com palavras da bíblia. Não existe "crentefóbico" porque ninguém sai na rua caçando evangélicos para "extingui-los", caso isso ocorresse, talvez vocês fizessem o mesmo para tentarem se defender e assumir o que são (CRENTES). Todo mundo aceita o crente e seus costumes com normalidade, talvez por isso eles não se preocupem com o restantes das pessoas e suas necessidades acerca disso. A questão não é moral, pois ,essa moral, cada um tem a sua e ninguém pode mudar a do outro.

Anônimo disse...

Sr. Anônimo, primeiro quero cumprimentá-lo pelas sábias palavras, dizer que concordo plenamente com voce, e acrescentar que alem de respeitarmos os direitos de cada um desde que não invadam o nosso espaço, que também temos direitos. Mas não respeitam nossos direitos, Querem nos enfiar goela abaixo através da midia, nas novelas, reality shows,etc...o que temos o direito de não querer que nossos filhos vejam. Eles se esforçam para influenciar as nossas crianças, jovens e adultos à éssa modalidade homosexual, hj já nem podemos achar que a biblia é manual de vida, que eles acham que a palavra de Deus é homofobia; Vivo com minha mulher e nem por isso saio por ai publicando beijos, arrochos,acochadas, ou qualquer indecência para influenciar os homosexuais a serem héteros. Agora, já que eles optaram por viver um relacionamento que não segue o curso natural da reprodução humana, que o façam de forma reservada. apesar de ser abominação diante de Deus, veja o que diz a biblia a respeito do homosexualismo: >>>"Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:13"

Anônimo disse...

Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:13

Se a Biblia é verdadeiramente a Palavra de Deus, éssa pratica é abominação aos olhos de Deus.
Mas se houver arrependimento existe perdão.
A exemplo de Maria madalena que recebeu o perdão, todos podem ser perdoados:
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?

E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
João 8:10-11 (vai-te e Não Peques Mais)

reginapomanti@bol.com.br disse...

Se Deus Ama a todas as pessoas como elas são, quem somos nós para julgar se fulano é Gay, se beltrano é preto... Jesus, quando veio na Terra, só falou de Amor!... Amar a Deus sob todas as coisas... Amar ao próximo como a nós mesmos... Pensem nisso!!!... Beijinhos!!!

luiz disse...

Levítico 18, 22-24 – Disse o Senhor: Não te deitarás com um homem como se faz com mulher; é coisa abominável.
Levítico 20, 13 – Se um homem usar com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometeram uma torpeza abominável; serão punidos de morte e sua morte recairá sobre eles.
I Coríntios 6, 9-10 – Acaso não sabeis que os injustos não terão parte no reino de Deus? Não vos iludais: nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem gananciosos, nem ébrios, nem maldizentes, nem rapaces terão parte no reino de Deus.
Deuteronômio 22:5 “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus.”

nijiji disse...

Creio que o CFP deveria fazer uma enquete para ver se outros psicólogos não defendem a mesma tese do Pastor Silas. Imagino que a surpresa será grande ao saber que ele não é o único a pensar desta forma.

Anônimo disse...

cada um tem que fazer oque bem entender, sem transgredir a constituiçao e claro, agora, quem esta destruindo a familia nao sao os gays, nem as leis a favor deles, que sao inexpressivas frente a exclusao social que sofrem, quem esta destruindo e o homem e a mulher heterosexuais, o homem porq nao quer saber mais de formar familia, prefere ver porno, ir na zona, jogar video game, porque faz filhos e nao assume, nao tem mais carater, honra e dignidade, a mulher por escolher homem baseada em tamanho de braço e carteira, por causa de carrao, por causa de olho azul, se lixando pra carater, companheirismo e qualquer outra caracteristica q forme uma familia saudavel, ae vem esses pastores aliviar a barra dos dois, usar os argumentos que lhes convem do velho testamento, botar panos quentes e culpar os gays pelas cagadas de ambos, brasileiros gostam de pagar de santos e defensores das familias, mas estao entre os mais promiscuos e interreseiros do mundo, pelo menos o bode expiatorio eles ja tem.

Anônimo disse...

Meu Deus, quanta celeuma gerada em torno dessa questão da homossexoalidade. Mas, precisamente depois da fala do Pr.em questão, eu, não vi o programa na íntegra, porém, pelo que eu entendi trata-se da tal homofobia que versa na PL 122.Primeiro quero dizer aos meus parentes (primos e irmãos), homossexuais que os amo,isso é fato; bem como aos vários colegas. Quem sou eu, um pobre verme para julgar ou pre-jucar alguém. Mas algumas práticas das pessoas,não somos obrigados a aceiatar, até porque, fomos impostos lá atrás por essa mesma sociedade que hoje que empurramos de"guela" abaixo algo que passarão a vida inteira dizendo que não. Me refiro principalmente a igreja primitiva. Quanto a palavra de Deus aqui citada por um internauta, que diz ser é expirada por homem, eu descordo.Então como ele acretida em um Deus que só se revela através palavra Dela?

Rock in Blog disse...

É engraçado como tem muita gente criticando a nota do CFP, ainda mais como anônimo, por que se está certo do que diz não coloca seu nome e contato ai? Deixo ainda em destaque o comentário de um anônimo que diz que se deve haver igualdade sexual, devemos considerar a pedofilia normal, você tem ideia da besteira que você disse? assim como é contra a lei criança beberem, fumarem, dirigirem é também contra a lei instituir ato sexual com uma criança, pois se você não sabe, elas não tem total entendimento dos seus atos e é por isso que a pedofilia é crime!!! Não confunda as coisas seu animal!!!

Anônimo disse...

Se as pessoas temessem a Deus, nao defenderiam o homossexualismo, Deus disse que isso é coisa abominavel. Ninguem tem coragem de dobrar os joelhos no chao e pedir a Deus pra que tirem eles dessa vida imunda do homossexualismo.

Anônimo disse...

Sinto raiva! Raiva de pessoas que usam a palavra de Deus para disseminar o preconceito, a unica abominação que existe aqui são vocês que desrespeitam sua própria espécie, pelo simples fato de serem diferentes.
Evangélicos, ou demais cristãos, não esqueçam que o Brasil é um Estado laico e cada um tem o direito de se relacionar com alguém que quiser. Odeio esse fanatismo exacerbado, uma fé cega, que não se põem de forma alguma no lugar dos outros e só se prestam para apontar o dedo... Ninguém aqui é obrigado a aceitar tais coisas, mas que tenha RESPEITO, coisa que anda faltando muito nesse pastor e em seus seguidores... Tbm sou um cristão e gay (dentro do armário) por simplesmente por causa desse preconceito que existe. Ah e que fique bem claro, tenho pais e irmãos maravilhosos, nunca fui abusado por ninguém, nem sigo modinha de ninguém, e tal como a heterossexualidade me sinto atraído por outro indivíduo de mesmo sexo. No começo não aceitava muito, mas hoje tenho certeza de minha PERSONALIDADE e que isso não me faz inferior a ninguém. Isso não é doença, pois não me sinto doente, sou tão saudável quanto qualquer jovem por aí. Tomara que um dia todo esse preconceito se extirpe...pois vivendo com toda essa intolerância, não há como ser feliz com alguém que se goste. Parem de recitar trechos bíblicos para justificar seu preconceito e veja que Deus é maior que qualquer tipo de preconceito.

francisco martins disse...

Há uma teoria na qual aquilo que mais criticamos nos outros temos sobrado em nós mesmos nos recônditos da mente. O que quero dizer com isto é, que, se malafaia tem tanta birra dos gays é por que ele mesmo é um "enrustido" e por ver os que se assumem, fica incomodado e parte para o ataque. Eu aposto que se pudéssemos vasculhar a mente desse "Santo Pastor" encontraríamos uma sodoma inteira.

Anônimo disse...

Silas Malafaia foi entrevistado como PASTOR e não como PSICÓLOGO, portanto, se há uma instituição que poderia repudiá-lo, seria um 'Conselho de Pastores' e ñ o CFP. Ele não saiu um milímetro da Bíblia, portanto totalmente descabível esta nota de repúdio. Parabéns Silas Malafaia!

Zilda Carloni disse...

se cada um cuidasse da sua vida...

Rock in Blog disse...

Ele foi entrevistado como pastor, mas o CFP colocou sua repudia por ele sitar tantas vezes que era formado em psicologia e que tinha propriedade no que falava por contas disto!!!

Gabriel Caires disse...

Nos parece que este Pastor Silas Malafaia está apenas usando do seu íntimo preconceito (homofobia) para se auto promover e se dar bem financeiramente, pois no tocante à Religião, este Pastor e seus fieis e cegos seguidores, não entenderam e nem compreenderam às mensagens de amor e compaixão para com o próximo nos deixadas pelo Mestre Jesus! E por fim, o Pastor Malafaia se tornou alvo de umas das máximas de Jesus: "Não julgais,para não seres julgados"!

Anônimo disse...

São poucas as vezes q vejo tanta merda dita em tão pouco tempo. Um ser ignorante medíocre assim deveria morrer pra parar de atrapalhar a humanidade. Sou hetero, casado com uma filha por vir, respeito homossexual, religião,e tudo mais, menos os ignorantes preconceituosos assim.
Faça um favor a humanidade e deixe de existir cara, se puder leve o Silas junto.

Anônimo disse...

Pessoal, o Silas foi entrevistado como pastor e não como psicologo.

Rock in Blog disse...

Para aqueles que estão defendendo o Silas, aconselho que leia a bíblia e conheçam a história de Davi, não parece que "deus" abomina tanto a homossexualidade ou ignorou certas coisas que Davi fazia!!!

Anônimo disse...

Com esse tipo de pensamento vc é tão intolerante quanto a quem vc deseja morte, parabéns vc chegou no mesmo nível do pastor!

Anônimo disse...

Malafaia conseguiu o que queria! Mais polêmica e mídia!


Unknown disse...

As pessoas estão confundindo as coisas. Se o cara é cristão é quer seguir o que esta na biblia o problema é dele, o que não pode é querer obrigar que todos façam o mesmo. Tem mania de achar que só eles são os certos e achar que tudo que ta na bíblia é o certo e tem que fazer. Só que na bíblia tem várias contradições e nada prova que o que está escrito ali seja verdade ou até mesmo que seja uma ordem de deus. Ele tem direito de achar e falar o que quiser, o que não pode é se criar mais ódio contra as pessoas

Anônimo disse...

as palavras dele mostra que ele não esta qualificado para exercer a psicologia sendo assim ele rasgue seu diploma ou o conselho casse como queira...
ele aplicar o ensinamento dele de não praticar o hossexualismo para os seguidores da religião dele é aceitável tudo bem para a queles que fazem parte do clubinho dele beleza, mas ha tantas outras religiões assim como ha tantos partidos políticos, times de futebol etc, o ponto em questão é o seguinte se a bíblia ou Deus aceita o homosexualismo ta claro que não, porém a bíblia diz que Deus deu ao homem o livre arbítrio ou seja, o Deus da bíblia não quer ninguem forçado, Jesus deixou um modelo segue quem quer inclusive o comportamento dele não reflete o comportamento de um seguidor de cristo que apenas transmitiu a palavra sem perseguir nem deixou que seus fiéis perseguisse ninguém caso contrário teria apedrejado a adultera. em fim se Deus quisesse obrigar o ser humano a adora-lo ja teria feito poder para isso ele tem essa forma agressiva que esses pastores usam é simplesmente para alienar seus seguidores a seguir a opinião dele para que eles fiquem no controle, é muita balela muito blablabla porém o ser humano tem direito a escolha porque esse direito foi dado por Deus.

Anônimo disse...


Não consegui ler os demais comentários, tenho a sensação que voltei a IDADE MÉDIA. É revoltante ver tantas opiniões anacrônicas juntas, percebendo a existência destas pessoas que aqui postaram seus comentários sinto medo de sair na rua percebendo que existe este "Exército de Deus" prontos a atuar sob seus equivocados pontos de vista. Quanta ignorância histórica, quando desconhecimento das ciências, da origem das religiões, da evolução da humanidade. Tudo colocado no lixo e trocado por traduções e manuscritos inventados que atestam e defendem a existência de Jesus,um personagem ficcional que existe na cabeça da cada cultura de forma tão diversa. Aonde vai parar o Brasil com tamanha ignorância. O que será da cultura, das pesquisas cientificas num pais governado por homofóbicos.

Caixa do Elefante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

parabéns Malafaia. Voçê tem mostrar oque esta escrito na Biblia. Não ser a favor do conselho Federal de Psicologia.

jana disse...

O pecado está nas más ações do homem e não na forma de amar.
O amor supera tudo na vida.

Roberta disse...

Parabéns Pr. Silas.. E lamento a atitude do CFP.. A luta hoje é muito grande e o pr.Silas foi levantado por Deus no momento certo. Que Deus tenha misericórdia de nós e da nossa geração e nos liberte de tudo aquilo que nos afasta Dele. A verdade liberta..