segunda-feira, 23 de maio de 2011

Recrutamento e Seleção: Como se Comportar Diante Deste Processo?

As Empresas tem atuado para otimizar o processo recrutamento e seleção de profissionais de empresas, por meio da avaliação psicológica de candidatos que a organização deseja contratar ou verificar as características. Para esse processo são utilizados procedimentos estabelecidos em Seleção por Competências, traduzidos em Entrevista Comportamental e Jogos ou Dinâmicas por Competências Comportamentais.

Lembre-se sempre, o momento da seleção e entrevista pode ser angustiante, mas tente transformá-lo em prazeroso, pois, nesta hora o assunto principal é você e ninguém melhor que você mesmo para vender a sua imagem.

Abaixo estão algumas dicas básicas que não se deve esquecer em um processo de seleção:

• O nervosismo e a ansiedade podem provocar um bloqueio mental, ou seja, o famoso deu branco. Isto impossibilita o candidato de comunicar-se de maneira clara, dessa forma mesmo com uma boa qualificação técnica, a admissão pode ficar comprometida. Busque sempre relaxar e manter o foco.

• Seja sempre você mesmo, digo, haja de maneira natural, sem fugir da sua forma cotidiana de ser, use vocabulário de fácil domínio, não invente moda neste momento e jamais use gírias.

• Reconheça o seu limite, não expresse sobre assuntos que não domine e evite os assuntos polêmicos, neste momento atente-se retomando o foco para o ponto principal do encontro que é o seu conhecimento para alcançar a vaga desejada.

• Não se esqueça que você é o entrevistado, por isto não inverta os papeis falando demais, deixe o entrevistador conduzir a entrevista.

• O modo de se apresentar conta muito, vestir-se de maneira simples e adequada é fundamental. Evite acessórios que tire de você o foco da atenção, como piercing, bonés, brincos grandes e decotes exagerados.

• O descuido com o horário, já conota falta de compromisso. Chegue sempre mais cedo e busque familiarizar com o ambiente.

• Dê o seu recado de forma convincente, demonstre a sua vontade de conseguir a vaga, deixando claro que você pode contribuir muito com a empresa na obtenção dos resultados que ela deseja e expresse a sua vontade de crescer na carreira.

• Deixe por iniciativa do entrevistador, assuntos como salários, benefícios e direitos, pois, sempre haverá um momento adequado para isto e quando acontecer tire todas as duvidas.

Fonte: http://www.rhportal.com.br/index.php

Nenhum comentário: