sábado, 6 de junho de 2015

Psicoterapia e obesidade

A obesidade tem causas múltiplas, que incluem predisposição genética, problemas endócrinos e hormonais, como o hipotiroidismo, por exemplo, mas ocorre, na maioria dos casos, pelos maus hábitos alimentares, com dieta desequilibrada e a ingestão de calorias maior do que o necessário. Ou seja, o indivíduo engorda porque come mais do que o corpo precisa para viver, principalmente gorduras e açúcares, e não pratica a quantidade de exercícios físicos suficiente para queimar o que ingeriu. Outro fator que contribui para o aumento de peso é a idade: com o passar do tempo, perdem-se massa muscular e óssea, o metabolismo se torna mais lento e o gasto calórico diminui.


O aumento de peso pode resultar de gravidez, perda emocional (luto, separação), demissão ou qualquer situação que cause grande estresse, ocorrendo de forma gradual, ao longo do tempo, quando as roupas vão se adaptando à silhueta: peças com numeração maior, calças com elástico na cintura, blusas mais largas. Ou pode ser rápido, como consequência de dietas restritivas, associadas ou não ao uso de remédios e fórmulas, que provocam estresse e fácil recaída, o chamado lapso. Quando isso acontece, a pessoa sente culpa, se frustra e sabota ou abandona a dieta e volta a engordar, o conhecido efeito sanfona, porque não mudou hábitos ou prestou atenção aos aspectos emocionais.

Não espere até desenvolver problemas de saúde decorrentes do excesso de peso, como hipertensão e diabetes, ou perder qualidade de vida, usando a comida como alívio de emoções como tédio, raiva, tristeza, angústia e frustração. A psicoterapia trata as questões emocionais que dificultam o emagrecimento, como depressão e ansiedade, com eficácia comprovada, tornando mais fácil para a pessoa controlar a ansiedade e implementar as mudanças necessárias em seus hábitos e rotinas.

Trabalha-se o indivíduo de dentro para fora, apoiando-o a desenvolver ou recuperar sua autoestima. 

Psicólogo Ismael dos Santos

Nenhum comentário: