terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como conseguir clientes na Clínica de Psicologia?

Pessoas que ingressam na faculdade de psicologia com objetivo de tornarem-se psicólogos podem atuar nos mais diversos campos onde existe o comportamento Humano, entre eles, estão: a área de Recursos Humanos, o Trânsito, as Ongs, os Hospitais, a Saúde Pública, o Judiciário, o marketing, a clinica psicológica, entre outros.

Estratégias gerais para atração de clientes em clinica psicológica

A escolha de uma ou mais estratégia de divulgação dos serviços clínicos deve ser pautada no estudo das variáveis acima, caso contrário, você estará voltando a um modelo tecnicista dos chamados "aplicadores de técnicas e modificadores de comportamento".

Eu particularmente, ainda tenho pouca experiência clinica, porém, tenho vasta experiência no tocante ao gerenciamento do comportamento das organizações. A clinica psicológica privada não é uma instituição de caridade, ela é uma instituição imersa em um cenário capitalista que presta serviço e deve gerar lucros ao seu acionista, no caso, o próprio terapeuta. Sendo assim, me sinto bem a vontade para refletir sobre este tema com vocês. No geral pensei e recolhi observado a conduta de alguns terapeutas / médicos / empreendedores de clínicas, as seguintes estratégias:

- Fazer parceria com redes de convênios para encaminhamento a clinica particular;

- Fazer parceria com clinicas escolas, pois os casos graves reprovados em triagem que não podem ser atendido por estudantes cabe ao terapeuta já formado;

- Marketing Boca - Boca, ou seja, se você não avisa, quem vai saber que você é psicólogo?

- Registro no conselho regional de psicologia (Pasmem, ainda há muitos psicólogos atuando sem registro!), fora as complicações éticas / legais e perda do título, se um cliente entrar em contato com esta contingência, pode colocar em risco o atendimento de clientes em toda classe (Vide conceito de generalização de estímulos);

- Criação de site, hoje em dia, o http://www.google.com.br/ é a bíblia da busca, se você não está lá, está excluído (Vide conceito de seleção natural);

- Distribuição de cartão ao seu público alvo, contendo contato, endereço, etc.

- Dar palestras gratuitas em sua clinica sobre temas relacionados a saúde, por exemplo, seu eu sou especialista em obesidade, dou uma palestra introdutória ao tema, a importância de olhar para este fenômeno com cunho de saúde, etc, e na palestra fica a divulgação do serviço terapêutico. Aqui, você cede gratuitamente a sua mão-de-obra, presta responsabilidade social na orientação básica da comunidade em torno da sua clinica, mostra ao público a seriedade do seu serviço e de quebra, pode angariar cliente direcionado a sua especialização;

- Fazer convênio com empresas, por exemplo, forneço preço diferenciado para atendimento de funcionários para sua empresa, é preciso vender a idéia aos empresários de que o funcionário em equilíbrio biopsicoscial é mais produtivo e feliz;

- Em alguns atendimentos, é necessário expandir o atendimento clinico aos parceiros de relacionamento do cliente, à família, aos avós, etc. Entretanto, questões éticas e metodológicas o impedem de atender todos eles. Não seja "mesquinho", convide um ou mais amigos de sua confiança (psicólogos é claro!) ofereça o caso e cobre parte do ordenado, afinal ele precisa de atendimento e você também, atue como supervisor destes casos "de família".

- Alguns bairros editam a revista local com as propagandas, coloque a propaganda da sua clinica neste veículo de comunicação.

- Fazer convênio com associações desportivas, de repente sua especialização clinica é voltada ao esporte, você pode fazer contato com as torcidas organizadas, divulgar o serviço aos torcedores, mural de avisos, etc.

- Fazer convênio com escolas, de repente pais e educadores não sabem para onde encaminhar pessoas com problemas de aprendizagem, apoio ou atraso, etc. Entre em contato com as escolas em torno da sua clinica, fale sobre o seu objetivo e deixe um contato, visite a escola, trabalhe a sua credibilidade para com ela.

Texto de Eduardo Tadeu Alencar
Artigo Completo em: COMPORTE-SE

2 comentários:

Anônimo disse...

somos obrigados a conviver com tantos problemas na área da EDUCAÇÃO, DESEMPREGO, INFRAESTRUTURA, CORRUPÇÃO NA POLITICA, SAÚDE, IMPOSTOS ABSURDOS, e o povo fica dando ibope para um bando de viadinhos que querem chamar a atenção querendo privilégios de príncipes de sangue azul, ora vão a merda!!!!!

Anônimo disse...

somos obrigados a conviver com tantos problemas na área da EDUCAÇÃO, DESEMPREGO, INFRAESTRUTURA, CORRUPÇÃO NA POLITICA, SAÚDE, IMPOSTOS ABSURDOS, e o povo fica dando ibope para um bando de viadinhos que querem chamar a atenção querendo privilégios de príncipes de sangue azul, ora vão a merda!!!!!