Pessoas que ingressam na faculdade de
psicologia com objetivo de tornarem-se psicólogos podem atuar nos mais diversos
campos onde existe o comportamento Humano, entre eles, estão: a área de Recursos
Humanos, o Trânsito, as Ongs, os Hospitais, a Saúde Pública, o Judiciário, o
marketing, a clinica psicológica, entre outros.
Estratégias gerais para atração de clientes
em clinica psicológica
A escolha de uma ou mais estratégia de
divulgação dos serviços clínicos deve ser pautada no estudo das variáveis acima,
caso contrário, você estará voltando a um modelo tecnicista dos chamados
"aplicadores de técnicas e modificadores de comportamento".
Eu particularmente, ainda tenho pouca
experiência clinica, porém, tenho vasta experiência no tocante ao gerenciamento
do comportamento das organizações. A clinica psicológica privada não é uma
instituição de caridade, ela é uma instituição imersa em um cenário capitalista
que presta serviço e deve gerar lucros ao seu acionista, no caso, o próprio
terapeuta. Sendo assim, me sinto bem a vontade para refletir sobre este tema com
vocês. No geral pensei e recolhi observado a conduta de alguns terapeutas /
médicos / empreendedores de clínicas, as seguintes estratégias:
- Fazer parceria com redes de convênios para
encaminhamento a clinica particular;
- Fazer parceria com clinicas escolas, pois os
casos graves reprovados em triagem que não podem ser atendido por estudantes
cabe ao terapeuta já formado;
- Marketing Boca - Boca, ou seja, se você não
avisa, quem vai saber que você é psicólogo?
- Registro no conselho regional de psicologia
(Pasmem, ainda há muitos psicólogos atuando sem registro!), fora as complicações
éticas / legais e perda do título, se um cliente entrar em contato com esta
contingência, pode colocar em risco o atendimento de clientes em toda classe
(Vide conceito de generalização de estímulos);
- Criação de site,
hoje em dia, o http://www.google.com.br/
é a bíblia da busca, se você não está lá, está excluído (Vide conceito de
seleção natural);
- Distribuição de cartão ao seu público alvo,
contendo contato, endereço, etc.
- Dar palestras gratuitas em sua clinica sobre
temas relacionados a saúde, por exemplo, seu eu sou especialista em obesidade,
dou uma palestra introdutória ao tema, a importância de olhar para este fenômeno
com cunho de saúde, etc, e na palestra fica a divulgação do serviço terapêutico.
Aqui, você cede gratuitamente a sua mão-de-obra, presta responsabilidade social
na orientação básica da comunidade em torno da sua clinica, mostra ao público a
seriedade do seu serviço e de quebra, pode angariar cliente direcionado a sua
especialização;
- Fazer convênio com empresas, por exemplo,
forneço preço diferenciado para atendimento de funcionários para sua empresa, é
preciso vender a idéia aos empresários de que o funcionário em equilíbrio
biopsicoscial é mais produtivo e feliz;
- Em alguns atendimentos, é necessário expandir
o atendimento clinico aos parceiros de relacionamento do cliente, à família, aos
avós, etc. Entretanto, questões éticas e metodológicas o impedem de atender
todos eles. Não seja "mesquinho", convide um ou mais amigos de sua confiança
(psicólogos é claro!) ofereça o caso e cobre parte do ordenado, afinal ele
precisa de atendimento e você também, atue como supervisor destes casos "de
família".
- Alguns bairros editam a revista local com as
propagandas, coloque a propaganda da sua clinica neste veículo de
comunicação.
- Fazer convênio com associações desportivas,
de repente sua especialização clinica é voltada ao esporte, você pode fazer
contato com as torcidas organizadas, divulgar o serviço aos torcedores, mural de
avisos, etc.
- Fazer convênio com escolas, de repente pais e
educadores não sabem para onde encaminhar pessoas com problemas de aprendizagem,
apoio ou atraso, etc. Entre em contato com as escolas em torno da sua clinica,
fale sobre o seu objetivo e deixe um contato, visite a escola, trabalhe a sua
credibilidade para com ela.
Texto de Eduardo Tadeu Alencar
Artigo Completo em: COMPORTE-SE
2 comentários:
somos obrigados a conviver com tantos problemas na área da EDUCAÇÃO, DESEMPREGO, INFRAESTRUTURA, CORRUPÇÃO NA POLITICA, SAÚDE, IMPOSTOS ABSURDOS, e o povo fica dando ibope para um bando de viadinhos que querem chamar a atenção querendo privilégios de príncipes de sangue azul, ora vão a merda!!!!!
somos obrigados a conviver com tantos problemas na área da EDUCAÇÃO, DESEMPREGO, INFRAESTRUTURA, CORRUPÇÃO NA POLITICA, SAÚDE, IMPOSTOS ABSURDOS, e o povo fica dando ibope para um bando de viadinhos que querem chamar a atenção querendo privilégios de príncipes de sangue azul, ora vão a merda!!!!!
Postar um comentário