terça-feira, 8 de abril de 2014

Novo PL do Ato Médico pode ser arquivado.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) – em conjunto com outras representações da saúde – ,  participou, nesta terça-feira (8/4), na Câmara dos Deputados,  de reunião que foi motivo de comemoração pelas profissões. Na ocasião, o deputado Eleuses Paiva ( PSD/SP ) sugeriu o pedido de arquivamento do PL6126/13, conhecido como Novo Ato Médico. Todas as entidades presentes se mostraram favoráveis à sugestão por não concordarem com o texto do PL.

Segundo o deputado, o tema é polêmico e não é prioritário neste momento, considerando a importância de decisões mais urgentes na área da saúde, como a questão do financiamento. “Este projeto vai tirar o foco de problemas muito mais importantes na área da saúde, além de não ter o entendimento das profissões”, reforçou.
Para a presidente do CFP, Mariza Borges, a reunião foi muito produtiva. “O deputado nos surpreendeu com a proposta daquilo que mais queríamos que acontecesse, que é o arquivamento deste projeto”, comemorou.  Segundo ela, é necessário, como ação futura, pensar em uma espécie de fórum de atuação multidisciplinar para discutir temas consensuais em prol da saúde pública.
representante do Conselho Federal de Medicina, Wirlande da Luz, afirmou que a decisão pelo arquivamento foi unânime pelo fato de o projeto do governo não interessar nem às demais profissões da saúde nem aos médicos. “Portanto, o que nós queremos é que a casa arquive e enterre o projeto. Ele já foi votado e o que nós perdemos através dos vetos não foi de tanta importância que pudesse prejudicar o andamento da medicina”, afirmou.
Com o argumento de que o PL não é prioridade no momento para nenhuma profissão, o deputado Eleuzes Paiva afirmou que irá solicitar o arquivamento do PL à Comissão de Seguridade Social, durante sessão prevista para às 9h30 desta quarta-feira (9). Na ocasião, o deputado deve expor o que foi discutido na reunião entre as profissões de saúde.
Além do CFP e do Conselho Federal de Medicina, estiveram presentes na reunião representantes dos conselhos federais de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Optometria e Nutrição.

Convidamos as (os) psicólogas (os) e demais profissionais da saúde a comparecem à Câmara dos Deputados amanhã , quarta-feira (9), na Comissão de Seguridade Social e Família, a partir das 9h30, em apoio ao arquivamento do PL 6126/13! 

Nenhum comentário: