segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA


Um profissional, munido de ética, demonstra uma imagem constituída de credibilidade, sendo assim, traz consigo maiores possibilidades de ascensão profissional, com respeito e honra em seu exercício.

A disciplina profissional é fundamental na execução da profissão, obtendo um plano de carreira, mais produtivo e funcional. Diante de irregularidades existentes, cabem aos órgãos responsáveis, punições e exonerações, com o objetivo de extinguir situações prejudiciais ao cidadão, consumidor dos serviços, específicos, prestados. Evidenciar a ética, na utilização do poder profissional, traz grande progresso mundial ao dissipar da honestidade e dignidade humana, daí, o destaque para o Profissional de Psicologia.
No dia 27 de agosto de 1962, o Conselho Federal de Educação publicou a Lei nº 4.119, com a emenda: “Dispõe sobre os cursos em formação de psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo”.

De certa forma, ser Psicólogo é ser solidário com o ser humano, em tempos de grandes exigências pessoais, tanto no aspecto afetivo como profissional, embora tal profissão traga retorno financeiro.

Com a ambição e o egoísmo cercando muitos pensamentos, os possuidores da vocação Psicologia têm seu exercício não apenas como um direito, como descreve a Constituição Federal/1988, art. 5º, XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; mas também como um dever de trazer a compreensão do significado da palavra evolução.

A tão dita ética traz o discernimento e a conduta, a ser colocada em prática, fazendo com que o profissional compartilhe seu conhecimento e se doe de forma verdadeira e correta. O certo e o errado é um fator transformador na vida de um indivíduo, sendo sinônimo de alicerce na construção de sua história e carreira profissional, onde, ao possuir ética, em sua específica profissão, terá como conseqüência o sucesso e o respeito diante da sociedade, hoje tão mais informada e conhecedora de seus direitos.

Com o destaque do importante desenvolvimento da Psicologia em seu campo científico e profissional, a ética tem sido o foco de grandes discussões e debates, daí a importância da utilização da mesma no cotidiano do profissional, inserindo os conceitos éticos de forma positiva e constante:


Fonte: Psicoquê?

Nenhum comentário: