quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Casais e famílias – Terapia de Casal

A família ou o casal traz ao consultório queixas sobre os mais diversos temas, tais como crises conjugais, problemas de relacionamento entre irmãos, mudanças de escola, problemas escolares ou de comportamento dos filhos, envolvimento com drogas, lutos, doenças, entre outros. São relatos de sofrimento e de dificuldades que permeiam a vida cotidiana da família.

O terapeuta busca, juntamente com a família ou casal, facilitar a abertura de um espaço para a conversa e reflexão não só sobre o problema que os motivou a procurar a psicoterapia, mas sobre toda a dinâmica relacional que existe entre o casal e os membros da família. Assim, podem surgir novas maneiras de entender o contexto de crise que enfrentam e novas possibilidades de lidar com a situação que os motivou a buscar ajuda profissional.

O contexto terapêutico da terapia familiar não demanda, necessariamente, a presença de todos os integrantes da família. Desta forma, pode-se começar o processo realizando sessões com todos os membros da família, outras apenas com o casal, só com os filhos, ou até mesmo outras combinações entre os membros da família. Isso varia de caso para caso e depende do andamento do processo terapêutico. Acima de tudo, é sempre uma decisão tomada conjuntamente, entre os clientes e o terapeuta.

Ismael dos Santos – Psicologia Clínica
Av. Ariosto da Riva, nº 2875, Sala 4 - Alta Floresta/MT
(66) 9212-7491 (66) 9205-0182
e-mail: provida_af@hotmail.com

Nenhum comentário: