quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA

A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir: manifestações sintomáticas (pânico, ansiedade, depressão, fobias, anorexia, etc.), crises pessoais, crises de relacionamentos, conflitos conjugais e familiares, distúrbios psicossomáticos, dificuldades nas transições da vida, crises profissionais, etc.

É também um espaço favorável ao crescimento pessoal, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos, questionar, abrir novos canais de comunicação, de transformar padrões de funcionamento estereotipados, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.

A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender os próprios modos de vinculação e relação interpessoal. Este processo acontece dentro de uma relação saudável com um profissional qualificado. Ela ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do homem, considerando as dimensões orgânicas, psíquicas e sociais que conjuntamente participam na produção da existência humana e de seus problemas.

Em alguns casos, a Psicoterapia cumpre também uma função de educação para a vida. Esta é uma área pouco considerada em nossa cultura, porém evidente quando as pessoas se vêem inaptas para lidar com situações como crises conjugais, desemprego, envelhecimento, etc.

OS TIPOS DE TERAPIA

Há alguns tipos de psicoterapia, conforme as necessidades e a configuração dos problemas.

Os principais tipos são:

Psicoterapia Individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos; Psicoterapia de Grupo; Psicoterapia de Casal; Psicoterapia de Família e Dependentes.

Ismael dos Santos - Psicólogo
CRP 18/01886
End: Av, Ariosto da Riva, nº 2875, Centro - Alta Floresta/MT
Contato: (66) 9212-7491 Fax: (66) 3521-3149

Nenhum comentário: