quarta-feira, 1 de maio de 2013

SÍNDROME DE BURNOUT - ESGOTAMENTO PROFISSIONAL

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).


Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Sintomas
O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

Diagnóstico
O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.

Tratamento
O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

Recomendações
* Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de burnout;

* Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão não é um bom remédio para resolver o problema;

* Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Síndrome_de_burnout

9 comentários:

Anônimo disse...

Por experiência própria sei bem o que é.
Arranjei estratégias para ultrapassar a situação mas o que mais ajudou foi mudar de local de trabalho.

Jurema disse...

Infelizmente não tive a mesma sorte que você. Não tenho como mudar de trabalho. Tomo vários antidepressivos, antiansiolíticos, moderadores do humor, e TAG. Vou pelejando com ajuda do psicólogo para não enlouquecer de vez...

Marilene oliveira disse...

Sou Psicóloga mas como santo de casa não faz milagres, estou enfrentando esta problema com meu marido que se recusava a buscar ajuda profissional para o problema. Depois de muito insistir e quase me separar, consegui que ele finalmente buscasse auxilio o que esta fazendo com que sua qualidade de vida esteja melhorando muito, o importante é saber a hora de buscar ajuda e não encarar essa atitude como fracasso ou incapacidade de lidar com o problema.

Renata disse...

Sem terapia não há solução!

Rosana Monteiro disse...

Um processo de Coaching Profissional pode ser bem interessante...

Anônimo disse...

Eu naõ conhecia essa doença, mas analisei os sintomas e estão se encaixando dentro do meu quadro.
Obrigada pelas excelentes informações.
Mas so gostaria de saber qual profissional procuro primeiro para ter certeza do "problema'?

Ismael Pereira dos Santos disse...

Olá meu caro. Lhe aconselho à procurar um profissional da Psicologia para que você passe por uma avaliação e tenha um diagnóstico mais preciso. Ok, Abraços.

Anônimo disse...

Essa síndrome tem sintomas parecidos com o de TDAH?

Anônimo disse...

Já me identifiquei em alguns sintomas citados e estou buscando métodos que melhore o meu estilo de vida.Sou professora e percebo que a carga está pesada.por isso optei em trabalhar só por trinta horas e ter mais tempo para mim...