terça-feira, 3 de maio de 2011

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

No dia 18 de Maio é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Na semana do dia 18 deste mês, o CAPS da cidade de São José dos Qautro Marcos, em parceria com a Faculdade de Quatro Marcos - FQM http://www.fqm.edu.br/ , representada Pela Coordenadora do Curso de Psicologia, Juliana Perini,  realizará um evento em comemoração à esta data com intuito de divulgação e informação deste tema que ainda é desconhecido por grande parte da sociedade e, infelizmente é alvo de muito preconceito.

Esta data comemorativa surgiu no final da década de 1980 construido à partir de uma articulação entre profissionais de saúde, estudantes, usuários dos serviços de saúde mental, familiares e movimentos sociais, o MNLA, que surgiu em Bauru-SP, vem se consolidando a cada ano e expandindo sua atuação por todo o país.

Nesses árduas anos de luta, alguns avanços foram feitos, como por exemplo a Lei Paulo Delgado (2001) que define os parâmetros da Reforma Psiquiatrica, bem como a constituição da Rede Internúcleos, que organiza o movimento nas diveras localidades do país, considerando as diferenças regionais e as demandas emergencias, nunca perdendo de vista a sua palavra de ordem “Por uma Sociedade Sem Manicômios”.

O MNLA reinvindica, além da efetivação da Reforma Psiquiátrica, a construção de um modelo de saúde Mental substitutivo, em detrimento das práticas manicomias. Uma rede composta por Centros de Atenção Psicosocial (CAPS), leitos psiquiátricos em hospitais gerais, prontos socorro psiquiátricos, e que acima de tudo, preze pela integração da equipe multidisciplinar e a humanização dos serviços de saúde mental.

Nenhum comentário: