quinta-feira, 19 de maio de 2011

BOM HUMOR NO TRABALHO: Rir é O Melhor Negócio



O humor é um estado de espírito, muitas vezes é um remédio para soluções de problemas, geração de idéias e para a criação. Como diz o ditado “quem canta seus males espanta”, eleva auto estima desopila o fígado, para algumas pessoas leva ao entendimento da razão de viver, como para outros é a forma de viver e outros o meio para viver, como nos casos dos artistas.


A pessoa humorada é otimista e perseverante, possui uma fé inabalável, sem limites de que tudo vai dar certo. Aliás, faz com que tudo dê certo, pois sendo espirituosa, contagia quem está ao seu redor e ativa o lado direito do cérebro estimulando a intuição, sentimento, sensação, percepção, imaginação e criação, sendo assim a maioria dos humorados conseguem encontrar respostas rápidas e criativas.

Há pessoas que são resistentes ao riso, em alguns casos possuem o senso crítico elevado, o julgamento muito forte utilizando mais do lado esquerdo do cérebro, que é da razão, do pragmatismo, da organização, etc.

Não que isso não seja importante, mas para estas pessoas o mundo torna-se mais pesado é como se tivesse que carregá-lo nas costas, em alguns casos está relacionado com o sistema educacional, familiar, empresarial e dos seus modelos mentais.

Um modelo mental muito antigo, mas que permanece em prática nas organizações, é que na empresa não é lugar de brincar, é lugar sério onde o humor não é bem visto, porém percebemos que o humor tornou-se característica a ser avaliada nos processos de seleção.

Durante situação de conflito, tensão, constrangimento o humor poderá ajudar a persuadir ou a convencer as pessoas, assim como corrigir determinadas “gafes”. Nada como uma boa gargalhada, afinal quem já não pisou na bola, atire a primeira pedra. 

Quando se dirigir ao seu trabalho vá de coração aberto, alegre, busque melhorar em todos os dias, caso esteja num ambiente que para você é hostil vá pensando de que forma poderá melhorá-lo, para que possamos viver num ambiente mais harmonioso, use da criatividade, dificilmente encontraremos tudo tão maravilhoso, aliás, cuidado quando isso acontece, você poderá estar entrando numa enrrascada, sabe quando você está amando não percebe defeitos na outra pessoa, quando identifica o que acontece? Desmorona tudo como um castelo de areia, muitas vezes é preciso parar de reclamar, ninguém agüenta as reclamações, principalmente aqueles que não apresentam sugestões, o bom humor relaxa.

Maria Inês Felippe
mariaines@mariainesfelippe.com.br
Psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, Máster em Criatividade e Inovação Aplicada - Universidade de Santiago de Compostela, Espanha


Nenhum comentário: