sexta-feira, 29 de abril de 2011

Abandono de Crianças: O que Leva uma Mãe à Abandonar seu Filho?

No último dia 18, uma Criança foi encontrada dentro de saco de lixo na Praia Grande, litoral de São Paulo, e deu entrada no hospital com quadro infeccioso.  Felizmente pode receber alta hospitalar nesta sexta-feira, 29. A mãe foi presa no dia 23 em uma clínica de repouso e indiciada por abandono de incapaz.

O abandono de bebês tem sido notícia recorrente na mídia nacional nos últimos meses. Geralmente são recém-nascidos, abandonados no lixo, em via pública, em pátios e terrrenos baldios, envolvidos em algum trapo. Este é mais um dos vários casos de abandono de crianças que ocorrem no Brasil e que nos deixa uma pergunta:

O que leva essas Mães à abandonarem seus Filhos?

Segundo o presidente do Fórum Permanente da Criança e do Adolescente, desembargador Liborni Siqueira, a pobreza, a miséria, a gravidez na adolescência e a falta de planejamento familiar estão entre as principais causas do abandono das crianças e adolescentes no Brasil.
Outro motivo para o abandono é quando as crianças nascem com alguma anormalidade, são as chamadas crianças especiais. Grande parte dos pais abandonam os filhos quanto têm consciência da anormalidade.

Para as crianças abandonadas, o nascimento representa um corte radical em relação a tudo o que eles conhecem: a voz da mãe, os ruídos de seu corpo, a voz do pai, o ambiente familiar, enfim, tudo aquilo que permite a um recém-nascido se situar nos primeiros momentos de sua vida desaparece. Por isso, a intervenção psicológica é muito necessária para esses bebês entregues aos cuidados institucionais, tentando garantir que, pelo menos uma vez, eles ouçam sua verdadeira escola.

Nenhum comentário: