segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cresça, Desenvolva-se e Progrida a Cada novo Dia

No novo ano emerge um forte impulso natural para novas resoluções na nossa vida. Sentimos que temos a possibilidade de criar novas forças e objetivos, que surgirão novas oportunidades e que eventualmente podemos ter novas atitudes face a problemas antigos. No entanto, este tipo de recomeço ou de renovada energia não tem que ser apenas na primeira semana de Janeiro. Cada dia é um novo dia para aprender, crescer, melhorar os seus pontos fracos e desenvolver os seus pontos fortes, curar-se de arrependimentos do passado ou dor emocional, e avançar mais esperançado, otimista e convicto de que tem capacidade para encontrar soluções. Todos os dias nasce uma chance de reinventar-se, de ajustar-se, de melhorar-se e construir-se com base nas aprendizagens que tem vindo a acumular. Nunca é tarde demais para mudar as coisas que não estão funcionando na sua vida. No exato momento que perceber que algo não está indo como deseja, pode decidir fazer alguma coisa para mudar isso.

Pergunte-se:

  • Como é que você acorda todos os dias?
  • Você vai começar o seu dia já mal humorado, triste, sentindo-se pressionado e/ou apressado?
  • Você coloca em marcha o seu dia rotineiro sem pensar muito em tudo, fazendo o que você “tem que fazer” para começar o dia?
  • Você continua a fazer mais do mesmo?
  • Você vai reclamando, sem nada mudar?
Que tal começar cada novo dia como uma nova possibilidade de fazer as coisas de forma diferente, parando, respirando e adotando uma atitude mais positiva para o seu dia. Quando digo diferente, não quero dizer implicitamente que a sua vida lhe corre mal, ou que está infeliz ou desmotivado. Quer esteja descontente com algumas coisas na vida ou esteja a conseguir atingir os seus objetivos, crescer, desenvolver-se e progredir a cada novo dia é sempre enriquecedor para cada um de nós.
As coisas da vida não se resumem apenas ao fazer, ao chegar mais longe, melhorar algo, adquirir mais coisas, ou acumular mais riqueza. Podemos simplesmente, perguntar a nós mesmos: Como quero ser hoje?
  • Quero ser a personificação da desgraça?
  • Quero ser a personificação da vitimização, da lamuria e do negativismo?
  • Quero ser otimista e perspetivar uma solução?
  • Quero ser mais motivado e confiante?
  • Quero ser bem humorado, bem-disposto e simpático?
  • Quero apoiar-me a mim mesmo, debelando algumas dificuldades?

PERSPETIVE O QUE QUER SER A CADA DIA

Pense não só no que quer fazer, mas também em como quer ser. Cada dia é um novo começo e uma nova forma de olhar a vida. O que você gostaria de fazer para contribuir para um dia melhor? Pense nisso como uma tela em branco, o que gostaria de pintar sobre ela. O que você pode criar? Se você acordar num estado de espírito negativo, provavelmente grande parte das coisas que se propuser a fazer sofrem influência desse estado mais depreciativo, ficando mais propenso a pintar um quadro negro ao longo do dia, e a sua tela não refletirá felicidade, esperança e alegria.

Não quero, nem pretendo ser extremista ao ponto de lhe transmitir a mensagem que todos os dias temos de ser 100% positivos e que em momento algum temos de estar abatidos ou tristes. Não é esta a minha forma de olhar a vida, nem tão pouco é isso que lhe quero fazer passar. No entanto, acredito que apesar de podermos passar por momentos que dificilmente conseguimos perspetivar uma melhoria no nosso estado de humor, existirá sempre a possibilidade de escolhermos um dos muitos dias do ano, para mudarmos aquilo que vamos ser ou aquilo em que queremos pensar ou fazer.

Nenhum comentário: