sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

"Quando Nietzsche Chorou" [O FILME]

Neste Semestre assisti o filme “Quando Nietzsche chorou”. Ele é uma interpretação cinematográfica da obra escrita do autor Irvin D. Yalom. O Filme, apesar de ser uma ficção, trás um informativo histórico de grandes personalidades da história da filosofia e da psicanálise. É um filme em que o telespectador é levado a se projetar no pensamento filosófico moderno e se questionar sobre a sua realidade. É impossível assistir ao filme e não se apaixonar com a necessidade da introspecção inerente a todo ser humano.

A história é sobre um fictício encontro entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud, quando ambos encontravam-se em fases atormentadas: Nietzche apresentava tendências suicidas e ainda não era conhecido (o ano provável é 1882, quando Assim Falou Zaratustra ainda não tinha sido escrito) e costumava escrever que era um filósofo póstumo, e que seus alunos ainda não haviam nascido), enquanto Breuer estava passando por uma crise por ter se envolvido com uma de suas pacientes, Bertha Pappenheim (a qual era referida como Anna O.).

Lou Andreas-Salomé, única paixão da vida de Nietzsche e namorada de Paul Rée, procura dr. Breuer para que ele trate do famoso filósofo com a sua nova e controversa técnica de terapia através da fala, sem que este se dê conta de que está passando por uma sessão de terapia.

Para convencer Nietzsche a permanecer em Viena, dr. Breuer inventa uma tática engenhosa: diz que vai tratar a parte física de Nietzsche, que sofria de enxaquecas terríveis, enquanto este o ajuda a entender seus próprios problemas através da filosofia. Ambos os homens passam, então, a encontrar-se todos os dias e suas vidas mudam bruscamente.

Assistam o Filme, eu Recomendo.
Abraços

2 comentários:

Nice Daiana Coimbra Cardozo disse...

Eu já vi esse filme. Concordo contigo e também recomendo.

Abçs.

Ismael Pereira dos Santos disse...

Realmente é em filme que nos faz questionar sobre a nossa realidade. Ótimo Filme